Busca avançada
Ano de início
Entree


Sucessão e ecologia de populações de insetos associados a decomposição de carcaças de suinos expostas em ambiente natural de mata mesofila semidecidua, Campinas-SP

Texto completo
Autor(es):
Lucila Maria Lopes de Carvalho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Data de defesa:
Membros da banca:
Arício Xavier Linhares; Angelo Pires do Prado; Mohamed Ezz El Din Mostafa Habib
Orientador: Arício Xavier Linhares
Resumo

A existência dos insetos sarcosaprófagos, principalmente das famílias Calliphoridae e Sarcophagidae, é conhecida há tempos, porém, o padrão sucessional destes em carcaça, só recentemente tem sido estudado nos trópicos. O presente trabalho foi desenvolvido na Reserva Mata de Santa Genebra, Estado de São Paulo, e aspectos da sucessão, diversidade, abundância relativa de adultos e imaturos, dos estágios de decomposição, sazonalidade e espécies indicadoras forenses foram abordados. Foram utilizados dois porcos domésticos por cada estação do ano, expostos à condições de sol e sombra. A sucessão não foi muito marcante, apesar da diversidade ter sido alta para ambas famílias. Os califorídeos predomínaram sobre os sarcofagídeos tanto nos adultos coletados como nos adultos criados. O local da sombra teve maior número de indivíduos coletados e o sol, maior número de indivíduos que criaram-se na carcaça. Chrysomya albiceps (Calliphoridae) foi a espécie mais abundante em todos os experimentos, mostrando ser a principal espécie que explora o recurso. Fêmeas de Cochliomyia maceUaria, C. albiceps, Chrysomya putoria e Phaenicia eximia utilizaram a carcaça como recurso proteíco e Bemilucilia segmentaria, para a oviposição. O estágio de decomposição de putrefação escura e fermentação foram os mais representativos quanto à frequência dos dípteros, sendo influenciados pela temperatura e precipitação. O estudo demonstrou serem esses dípteros os principais agentes que atuam na decomposição da carcaça, sendo assim, importantes para a Entomologia Forense. As espécies que se destacaram como indicadoras forenses para a região natural de mata, foram B. segmentaria (Calliphoridae) e Pattonella intermutans (Sarcophagidae) (AU)

Processo FAPESP: 93/03927-2 - Dinamica e ecologia de populacoes de insetos associados a decomposicao de carcacas animais expostas em ambiente natural.
Beneficiário:Lucila Maria Lopes de Carvalho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado