Busca avançada
Ano de início
Entree


Dança e imaginação

Texto completo
Autor(es):
Ana Clara Cabral Amaral Brasil
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Renato Ferracini; Veronica Fabrini Machado de Almeida; Raquel Scotti Hirson; Jussara Corrêa Miller; Lucia Helena Alfredi de Matos
Orientador: Renato Ferracini
Resumo

O texto busca criar redes de discussão e reflexão acerca de um processo investigativo na linguagem da dança que se baseia na articulação de dois eixos práticos principais como treinamento e processo criativo: o Processo dos Vetores da Técnica Klauss Vianna de dança e o procedimento de Mimese corpórea do LUME teatro. A proposta de exploração da Mimese corpórea e a dança contemporânea é a pesquisa atual do Núcleo Fuga! (Núcleo de pesquisa de linguagem vinculado ao LUME teatro), que coordeno junto a Renato Ferracini. O relacionamento técnico-criativo entre o Processo dos Vetores e a Mimese corpórea permitiu a emergência da discussão conceitual acerca da prática da dança como uma potencialização da imaginação à luz de concepções teóricas que a consideram um processo incorporado. Busco assim experimentar conceitos essencialmente presentes nas obras do Cientista Cognitivo Antonio Damásio como uma maneira de mapear o estado atual das pesquisas acerca do funcionamento do corpo e dos processos de cognição humana. O texto é também parte da pesquisa coletiva que integra o Projeto Temático Fapesp ¨Memória(s) e pequenas percepções¨, coordenado pelo Prof. Renato Ferracini. As âncoras conceituais do texto se apresentam então como forma de investigação entre este fazer-pensar em dança, a base conceitual filosófica do Projeto Temático, e algumas propostas das Ciências Cognitivas contemporâneas. Os temas principais que busco explorar na articulação destes estudos referem-se principalmente aos processos cognitivos do corpo, a memória e a imaginação. Como mais uma emergência do processo da pesquisa, o Exercício Cênico solo de dança ¨O Presente¨ integra o mapa de reflexão sobre a especificidade do pensamento do corpo artista que aqui se apresenta configurando, em pensamento de dança, uma outra maneira de verticalizar e apresentar a reflexão do texto (AU)

Processo FAPESP: 10/05680-1 - Afetação e escuta entre linguagens
Beneficiário:Ana Clara Cabral Amaral Brasil
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado