Busca avançada
Ano de início
Entree


Processos da ciência na formação do jornalista: o funcionamento de uma unidade de ensino

Texto completo
Autor(es):
Ricardo Henrique Almeida Dias
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria José Pereira Monteiro de Almeida; Claudio Bertolli Filho; Marcia Reami Pechula; Carolina Rodríguez Alcalá; Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
Orientador: Maria José Pereira Monteiro de Almeida
Resumo

O jornalismo científico, como praticado atualmente no Brasil, se ocupa quase que exclusivamente dos resultados da ciência. Os processos históricos, sociais, políticos e econômicos em que a ciência está envolvida quase sempre são esquecidos pela mídia. A metodologia empregada e os equívocos ao longo do processo também são deixados de lado quando os jornalistas se deparam com o que consideram um acontecimento merecedor de receber um tratamento jornalístico. O público que tem acesso aos produtos jornalísticos acaba por ter contato apenas com essa "ponta de iceberg" da prática científica. Com esse problema, elegi a etapa de formação de jornalistas, a graduação, como um local adequado para trabalhar com um possível encaminhamento para minimizar esse problema. Assim, tive por objetivos compreender o funcionamento de uma unidade de ensino sobre aspectos teóricos e práticos do jornalismo científico em que sejam abordados processos da ciência e construir um dispositivo de análise que contemple especificidades do campo jornalístico, mais especificamente do jornalismo científico, para que nos auxiliasse tanto na elaboração da unidade de ensino quanto na análise das interpretações dos discursos de estudantes de jornalismo. A unidade de ensino foi dividida em cinco eixos: aspectos introdutórios do jornalismo e do jornalismo científico; filosofia e epistemologia da ciência e suas relações com o jornalismo científico; pesquisas sobre jornalismo científico; narrativa jornalística e jornalismo científico e produção em jornalismo científico. Em todos esses eixos foi abordado como se trabalhar com os processos da ciência, em especial na abordagem do jornalismo enquanto expressão narrativa da contemporaneidade, noção que considerei propícia para a compreensão da relevância em trazer os processos da ciência para o jornalismo científico. A análise de discurso foi mobilizada para se compreender como os alunos produziram sentidos com relação à unidade de ensino. Os estudantes conseguiram fazer algumas relações satisfatórias entre a relevância em se abordar os processos da ciência, notar o problema em se deter só nos resultados e apontarem como o jornalismo narrativo poderia criar condições para a cobertura dos processos da ciência, enumerando diversas consequências que a narrativa poderia oferecer ao jornalismo, como chamar a atenção dos leitores, desmistificar a ciência e facilitar o entendimento da ciência para um público amplo. As reportagens produzidas pelos estudantes foram além de meramente expor os resultados da ciência e trouxeram aspectos históricos, sociais, econômicos e conceituais em que estão envolvidos esses resultados. A abordagem desses aspectos foi possível com o uso de elementos narrativos, como marcação temporal (uso de locuções que denotam temporalidade e ruptura), mudança de cenário e uso de personagens. Isso me permite reforçar a tese de que trabalhar com aspectos narrativos do jornalismo abre a possibilidade para a abordagem dos processos da ciência no jornalismo científico (AU)

Processo FAPESP: 10/05595-4 - Processos da ciência na formação do jornalista: o funcionamento de uma unidade de ensino
Beneficiário:Ricardo Henrique Almeida Dias
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado