Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação da competitividade e da inserção em redes sociais dos piscicultores da UHE Canoas I

Texto completo
Autor(es):
Raiane Real Martinelli
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Tupã. 2016-05-04.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Engenharia. Tupã
Data de defesa:
Orientador: Gessuir Pigatto
Resumo

A demanda mundial de pescados tem aumentado a cada ano, servindo de incentivo à aquicultura, atividade com grande potencial para aumento da produção, já que trata-se do cultivo previamente planejado de organismos aquáticos. No Brasil, uma modalidade da aquicultura que se encontra em expansão é a piscicultura em tanques-rede, tendo a tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus) como principal espécie cultivada. No Sudeste do País, especialmente em São Paulo, a expansão da tilapicultura está ocorrendo principalmente com o uso de tanques-rede nos grandes reservatórios de usinas hidrelétricas (UHE). Dentre os reservatórios do estado, encontra-se o da UHE Canoas I que está localizado no rio Paranapanema e abrange os municípios de Cândido Mota - SP e Itambaracá - PR. Visto que ambos os municípios apresentam dados expressivos no que diz respeito à piscicultura em geral e em tanques- rede, esta região foi definida como foco de estudo da presente pesquisa, para a qual foi proposto como objetivo geral analisar a competitividade dos agentes envolvidos na produção de tilápia em tanques-rede no reservatório hidrelétrico da Usina Hidrelétrica de Canoas I e sua inserção em redes sociais. Além disso, um dos objetivos específicos seria analisar a relação entre nível de inserção em rede social e nível de competitividade. Para responder aos objetivos da pesquisa, o trabalho contou com pesquisa bibliográfica sobre as duas vertentes teóricas em questão (Redes Sociais e Competitividade) e pesquisa de campo, onde os piscicultores inseridos no reservatório da UHE Canoas I foram identificados, contatados e entrevistados, respondendo questões de caracterização, de ordem relacional e sobre competitividade. As análises de redes sociais foram feitas a partir do tratamento das respostas às questões relacionais e sua submissão ao software UCINET®. Os resultados mostraram que os piscicultores de maior destaque na rede estão à margem paranaense do reservatório e trabalham há bastante tempo com a produção de tilápias em tanques-rede. A análise de competitividade, por sua vez, foi realizada a partir de sete direcionadores: tecnologia e inovação, insumos e infraestrutura, estrutura de mercado, gestão interna, ambiente institucional, relações de mercado e questões ambientais. De modo geral, os maiores impasses encontrados para aumento do nível de competitividade estão ligados ao ambiente institucional e à discrepância sobre a relevância das questões ambientais entre os piscicultores de São Paulo e do Paraná. Os cálculos de competitividade individual para cada piscicultor mostraram que os quatro piscicultores com maiores níveis de competitividade estão à margem paranaense do reservatório da UHE Canoas I e são experientes na atividade piscícola. Três desses piscicultores são os mesmos três que apresentaram maior inserção em redes sociais. Apesar disso, essa relação entre nível de inserção em redes sociais e nível de competitividade não pôde ser completamente comprovada, já que o mesmo não foi observado para outros piscicultores. (AU)

Processo FAPESP: 14/16075-2 - Análise das redes sociais e da competitividade dos agentes envolvidos na produção de tilápias em tanque-redes na UHE Canoas I
Beneficiário:Raiane Real Martinelli
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado