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Ações colaborativas de formação continuada de educadores matemáticos: saberes constituídos e mobilizados

Texto completo
Autor(es):
Maria Teresa Zampieri
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Rio Claro. 2018-02-15.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro
Data de defesa:
Orientador: Sueli Liberatti Javaroni
Resumo

Essa tese apresenta uma pesquisa que teve o objetivo de investigar os saberes constituídos e mobilizados em duas ações colaborativas de formação continuada de professores de Matemática, voltadas para o estudo de conteúdos matemáticos articulados ao software GeoGebra. Especificamente, buscou-se entender os elementos que levaram alguns dos professores que participaram de uma das ações, a aplicarem atividades com esse software dentro de seus contextos de trabalho, de forma articulada ao currículo do Estado de São Paulo. Ademais, essa pesquisa seguiu uma abordagem metodológica qualitativa. Foram realizadas duas ações de formação continuada, sendo uma realizada na cidade de Bauru/SP (Brasil) e a outra na cidade de Coimbra (Portugal). Essas ações compuseram o cenário de pesquisa do trabalho. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: filmagens de todos os encontros das duas ações; aplicação de atividades matemáticas nesses dois contextos; escrita de diários de campo; e aplicação de questionários. Desse modo, os dados são compostos por: videogravações; respostas dos questionários; observações dos diários de campo; atividades matemáticas realizadas pelos professores em ambas as ações. Como resultado, evidenciou-se que o ambiente colaborativo que se consolidou ao longo da realização e análise das atividades desenvolvidas nessas ações, junto com a dinâmica flexível que se estabeleceu em ambas, possibilitaram a manifestação de diferentes pensamentos entre os educadores matemáticos envolvidos, tanto os professores quanto os pesquisadores da equipe proponente dessas ações, culminando na constituição ou na transformação de saberes, que se referiram à aprendizagem sobre distintas funcionalidades do GeoGebra, sobre relações matemáticas não antes aprofundadas, e sobre a produção de novas atividades. Além disso, culminaram na mobilização desses saberes, que se refere à aplicação de atividades com esse software nas salas de aula de alguns desses professores, que por sua vez, está também relacionada a fatores externos às ações, como o apoio da direção das respectivas escolas em que atuavam. (AU)

Processo FAPESP: 14/27166-9 - Formação continuada de professores de matemática em um ambiente integrado às tecnologias digitais
Beneficiário:Maria Teresa Zampieri
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado