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Criatividade visual e transformações entre o povo Matipu do Alto Xingu

Texto completo
Autor(es):
Gabriela Aguillar Leite
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Antonio Roberto Guerreiro Júnior; Elsje Maria Lagrou; Artionka Manuela Góes Capiberibe
Orientador: Antonio Roberto Guerreiro Júnior
Resumo

Esta pesquisa investiga a criatividade visual do povo indígena Matipu, falantes de uma variedade da Língua Karib do Alto Xingu (LKAX) e habitantes da aldeia Ngahünga (MT). Para isso, a investigação tem como foco o estudo das criações matipu em dois principais suportes: nos corpos humanos, por meio das pinturas corporais, e nas pulseiras e colares feitos de miçangas. Através desses dois objetos de estudo, discute-se tanto as relações que atravessam a produção visual feita pelos Matipu, como as relações em que essas produções os envolvem. A pesquisa é permeada, ademais, pelo esforço em investigar de que modo noções locais de criatividade artística são atualizadas por aquilo que se reconhece na literatura Amazônica como um pensamento ameríndio pautado pela transformação. Parte-se da consideração de que pinturas e miçangas constituem um conjunto amplo de ornamentação corporal, e que são parte de um estilo regional. O trabalho centrado na aldeia não perde de vista, portanto, a dimensão do sistema multiétnico e multilíngue do Alto Xingu do qual os Matipu são parte junto com outros nove povos, e com quem partilham de um repertório estético, mobilizado especialmente durante os rituais regionais (AU)

Processo FAPESP: 15/00983-0 - Pinturas produzindo pessoas e pessoas produzindo pinturas: estética, agência e transformações entre os Matipu (MT)
Beneficiário:Gabriela Aguillar Leite
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado