Busca avançada
Ano de início
Entree


O solo em dança contemporânea: reflexões e investigações prático-teóricas do corpo em processo de criação

Texto completo
Autor(es):
Leandro de Souza
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Mariana Baruco Machado Andraus; Silvia Maria Geraldi; Kamilla Mesquita Oliveira
Orientador: Mariana Baruco Machado Andraus
Resumo

Esta dissertação deriva-se de pesquisa desenvolvida acerca de um modo peculiar do fazer e pensar dança que se tornou emblemático especialmente no contexto contemporâneo: o solo de dança. A investigação apresentada no presente documento possui caráter prático-teórico e desdobra-se em linhas de pensamentos que traçam percursos em âmbitos macro e microculturais e sociais, entrelaçando discussões a respeito da história da dança cênica ocidental e a experiência do pesquisador decorrente de seu envolvimento na cena da dança contemporânea independente da cidade de São Paulo. Os elementos teóricos fundamentais sobre os quais este estudo se ampara são constituídos a partir da declaração de Laurence Louppe, na qual diz ser o solo o formato que expressa, de modo bem sucedido, o projeto original da dança contemporânea: afirmar a presença de um sujeito no imediato e na totalidade do seu ser e movimento. A pesquisa também transcorre a ideia de descentramento do sujeito proposta por Stuart Hall e o pensamento sobre coreopolítica apresentado por André Lepecki. Deste modo configuram-se, a partir das instâncias práticas constitutivas desse documento, caminhos que perpassam questões que versam acerca de exercícios de subjetividade originados no confronto do sujeito consigo próprio implicado no engajamento em criação de peças solo; do estabelecimento de parâmetros corporais forjados a partir da experiência; da observância dos contextos de criação em dança e da urgência de posicionamentos técnico-estético-poéticos, especialmente levando em consideração as perspectivas trazidas por sujeitos cuja legitimidade existencial está comprometida em razão das organizações sociais, culturais, políticas e históricas dominantes no ocidente. Esses caminhos são engendrados metodologicamente traçando-se paralelos entre as exposições conjunturais e problematizações circundantes da criação solo em dança contemporânea, a partir da leitura de bibliografia especializada, de entrevistas com dois artistas da dança independente paulistana e de um experimento criativo solo realizado pelo pesquisador visando à construção de um panorama abrangente com a finalidade de catalisar uma reflexão aprofundada a respeito do formato solo de criar dança contemporânea (AU)

Processo FAPESP: 15/19491-0 - O solo em dança contemporânea: reflexões e investigações prático-teóricas do corpo em processo de criação
Beneficiário:Leandro de Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado