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Planejamento, desenvolvimento e avaliação da aplicação de testes em uma abordagem de sala de aula invertida de um curso teórico-prático de bioquímica

Texto completo
Autor(es):
Thanuci Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Data de defesa:
Membros da banca:
Eduardo Galembeck; Vera Maria Treis Trindade; Claudio Chrysostomo Werneck; Armindo Antonio Alves; Gildo Girotto Júnior
Orientador: Eduardo Galembeck
Resumo

Dado o caráter interdisciplinar em termos de conceitos e experimentação que a Bioquímica adquiriu ao longo dos anos, se tornando integrada com a Química, a Matemática e a Biologia Molecular, sociedades científicas atentaram para necessidade de mudanças no ensino dessa disciplina. Mudanças que vão desde sua metodologia de abordagem em sala de aula, até conceitos centrais ensinados. Neste sentido, planejamos, desenvolvemos e avaliamos a aplicação de testes em uma disciplina de Bioquímica de Proteínas onde está implementada uma metodologia de Sala de Aula Invertida. Dada a extensão de assuntos tratados e o tempo limitado para discussão e realização dos experimentos, propomos a utilização dos testes para propiciar aos professores a identificação das dificuldades prévias dos estudantes e proporcionar aos alunos a oportunidade de trazer questões pertinentes para a sala de aula. Além disso, identificamos as diferentes estratégias de aprendizado dos alunos quando submetidos a esta metodologia, para traçar as correlações entre a utilização dos testes e o desempenho dos estudantes nas provas da disciplina. Para tal, aplicamos testes validados como tarefas extra classe, uma semana antes do conteúdo ser tratado em sala de aula. Utilizamos um Ambiente Virtual de Aprendizado chamado 3D Class para disponibilizar os testes, o qual conta com um completo banco de dados a respeito dos estudantes. Durante a aplicação observamos diferentes comportamentos dos alunos ao realizar os testes. Com isso, a fim de mensurar as implicações dos testes no desempenho dos alunos, primeiramente identificamos as diferentes estratégias de aprendizado utilizadas por eles de acordo com o framework descrito por Biggs (1988). Então, através de uma análise multivariada de cluster denominada K-means, agrupamos os alunos em quatro grupos classificados pelas suas estratégias de aprendizado: Superficial, Profunda, Conquistadora e Multi-estratégica. A análise estatística descritiva e inferencial dos dados mostraram que os testes tiveram diferentes impactos no desempenho dos estudantes dependendo da estratégia utilizada por eles. Para os alunos classificados como superficiais esta abordagem apresentou um papel positivo apenas naqueles tópicos onde as habilidades mais simples do ponto de vista cognitivo foram mais abundantes. Para os alunos da estratégia Profunda, os testes apresentaram papel positivo naqueles tópicos em que habilidades mais complexas foram privilegiadas. Para aqueles alunos classificados como Conquistadores o bom desempenho nas provas parece estar mais relacionado com sua motivação em alcançar maiores notas e em competir com os colegas do que com a realização dos testes por si só. Por fim, aqueles alunos multi-estratégicos, foram aqueles em que os testes apresentaram maior papel positivo no desempenho nas provas da disciplina (AU)

Processo FAPESP: 14/24432-0 - Planejamento, desenvolvimento e avaliação de aprendizagem de uma abordagem de sala de aula invertida com elementos de game design em um curso teórico-prático de Bioquímica
Beneficiário:Thanuci Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto