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O harém das Cartas persas: um concerto de vozes dissonantes

Texto completo
Autor(es):
Thaïs Chauvel
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Adriana Zavaglia; Ana Luiza Reis Bedê; Marta Kawano; Stephan Pujol
Orientador: Veronica Galindez
Resumo

A presente dissertação apresenta uma leitura das Cartas persas, de Montesquieu, centrada na análise do chamado romance do serralho, conjunto temático correspondente à intriga do harém abandonado na Pérsia. O estudo busca mostrar em que medida a trama oriental das Cartas persas adquire mais densidade após a primeira publicação da obra, em 1721, enfatizando sua importância para a reflexão de cunho político-filosófica que Montesquieu desenvolve em sua obra. A proposta é demonstrar de que maneira o romance do serralho constitui uma crítica ao despotismo e como ele representa dois regimes de poder distintos que se sobrepuseram a partir do século XVIII. Levando em consideração a complexidade do dispositivo epistolar posto em prática por Montesquieu em suas Cartas persas, propõe-se, ainda, compreender o papel das diferentes personagens que integram o sistema polifônico do harém, com o intuito de depreender o alcance de sua significação para a obra. (AU)

Processo FAPESP: 16/05498-5 - Manipulação da palavra e jogos de poder no serralho de Montesquieu
Beneficiário:Thais Chauvel
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado