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Holistic allocation of fast charging electric vehicle stations

Texto completo
Autor(es):
José Carlos Garcia Andrade
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Data de defesa:
Membros da banca:
Walmir de Freitas Filho; Carolina de Mattos Affonso; Antonio Carlos Zambroni de Souza; Madson Cortes de Almeida; Marcos Julio Rider Flores
Orientador: Walmir de Freitas Filho
Resumo

A frota de veículos elétricos (VEs) tem crescido ao longo dos anos e uma maior adoção é esperada nas próximas décadas. Um aspecto chave para auxiliar na inserção dos VEs é a adequada disponibilidade (número, locais e tamanhos) das estações de recarga rápida (ERRs) que auxiliam em viagens, tanto entre cidades quanto dentro das cidades. Dado que estes estudos requerem a modelagem de grandes regiões considerando incertezas, aumentando consideravelmente a dimensão e complexidade do problema, uma metodologia capaz de fornecer uma solução de custo-benefício pode ser preferível, do ponto de vista prático, em comparação com um método de otimização clássico. Este projeto propõe o desenvolvimento de uma metodologia holística escalonável que integra simulações de fluxo de veículos e simulações multifásicas de redes elétricas em alta resolução (minutos) com propósito de encontrar o número, os locais e tamanhos de ERRs que propiciam o menor custo para a sociedade considerando incertezas nos padrões de fluxo de veículos. Primeiro, nesta metodologia são determinados os potenciais locais de instalação de ERRs com base na análise de tráfego, e na sequência, são explorados estes locais com propósito de quantificar custos diretos (equipamentos e terreno) e indiretos (perda de produtividade e reforços de rede) para encontrar a solução de menor custo. A metodologia é testada em um estudo de caso real brasileiro compreendendo 6 cidades e 26 subestações elétricas. A flexibilidade da metodologia é também investigada adaptando o modelo original para considerar a perspectiva de um investidor privado, pois a instalação de ERRs é definida com um investimento de longo prazo que necessita ser planejado considerando o máximo de aspectos possíveis. Por fim, a metodologia proposta também é utilizada para avaliar o potencial de tecnologias disruptivas, como geradores fotovoltaicos e baterias, com propósito de reduzir os impactos de ERRs nas redes elétricas (AU)

Processo FAPESP: 15/24448-6 - Alocação Ótima Holística de Eletroposto de Recarga Rápida de Veículos Elétricos
Beneficiário:José Carlos Garcia Andrade
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado