Busca avançada
Ano de início
Entree


Hyperfine coupling interaction as a probe of SCES hybridization

Texto completo
Autor(es):
Paulo Eduardo Menegasso Filho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Data de defesa:
Membros da banca:
Ricardo Rodrigues Urbano; Ricardo Luís Doretto; Jonathas de Paula Siqueira; José Gerivaldo dos Santos Duque; Nelson Orlando Moreno Salazar
Orientador: Ricardo Rodrigues Urbano
Resumo

Sistemas com fenômenos eletrônicos coletivos, como Magnetismo e Supercondutividade, são atualmente um tema de alto interesse dentro da Física da Materia Condensada. Dentre estes sistemas, nesta tese, darei ênfase aos compostos de férmions pesados da familia (Ce,Nd)MIn5 (M=Ir, Rh and Co). Além de supercondutividade não-convensional, os férmions pesados são sistemas modelos na exploração de fases ordenadas magneticamente e do efeito Kondo. Ainda, existem neles fortes efeitos de campo elétrico cristalino, que devem ser levados em consideração para compreender o estado fundamental desses sistemas. Membros da família 115 são convenientes para investigação dessas interrelações, uma vez que permitem substituição química em sítios distintos. Nossa investigação principal levou à resultados que mostrar que o campo elétrico cristalina tem um papel fundamental nos orbitais eletrônicos f do Ce. Propomos uma lei de escala que relaciona o acoplamento hiperfino entre elétrons do Ce e nucleos de In com o parametro alpha da função de onda do estado fundamental de CEF, que se mostra verdadeira para substituição química, pressão hidrostática e campos magnéticos extremos na família CeMIn5. Estudo9s de ressonância magnética em outros compostos que resultaram em contribuições científicas também são brevemente mencionados. Assim, nos sistemas descritos acima, experimentos de caracterização cristalográfica, magnética e termodinâmica proveram um forte suporte à investigações de Ressonância Magnética Nuclear, por meio de deslocamento em sítios específicos, Knight shift e dinâmica de spin (taxas de relaxação spin-spin e spin-rede), em função da temperatura, campo magnético, pressão química e anisotropia. Ainda, experimentos de Ressonância de Spin Eletrônico também foram realizados para complementar os resultados de NMR, corroborando com as conclusões e abrindo novas perspectivas para estudos futuros (AU)

Processo FAPESP: 16/14436-3 - Estudos das correlações eletrônicas e magnéticas nos supercondutores a base de ferro e condutores moleculares através de Ressonância Magnética Nuclear (NMR) e Quadrupolar (NQR)
Beneficiário:Paulo Eduardo Menegasso Filho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado