Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação da infectividade, transmissibilidade, estado de portador (reservatório) e da resposta imune humoral de pombos (Columba livia) submetidos à infecção experimental frente a estirpes do vírus da doença de Newcastle (V.D.N.) de alta e baixa patogenicidade.

Texto completo
Autor(es):
Adriano de Oliveira Torres Carrasco
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Aramis Augusto Pinto; Amauri Alcindo Alfieri; Clarice Weis Arns; Edison Luiz Durigon; Victor Hugo Aquino Quintana
Orientador: Aramis Augusto Pinto
Resumo

A Doença de Newcastle (DN) é uma enfermidade de etiologia viral e de rápido poder de disseminação. Um grande número de espécies aviárias é susceptível ao Vírus da Doença de Newcastle (VDN). Entre estas aves, o pombo doméstico (Columba livia), tem sido incriminado como hospedeiro e disseminador da DN. Este estudo foi realizado para avaliar o comportamento de pombos frente ao VDN. Foram avaliadas a patogenia da doença e a cinética da RIH de pombos submetidos à vacinação com estirpes vivas (LaSota) e a infecção experimental com estirpe patogênica (São João do Meriti) para galinhas (Gallus gallus), para avaliar os papéis desempenhados por estas como possíveis reservatórios do VDN. A resposta sorológica foi mensurada com a técnica de HI e a eliminação do genoma viral avaliada com a técnica de RT-PCR. Foi observado que as estirpes vacinas produziram títulos elevados de anticorpos, tanto nas aves vacinadas como nas sentinelas. Na infecção experimental, demonstramos que a estirpe patogênica não produziu a doença clínica em pombos, porém promoveu a formação de anticorpos, bem como a eliminação do genoma viral. Também foi comprovada a alta infectividade do agente, tendo em vista que aves sentinelas apresentaram níveis de anticorpos elevados, nos mesmos patamares das aves infectadas. (AU)

Processo FAPESP: 04/13868-0 - Estudo da infectividade, transmissibilidade, estado de portador (reservatorio) e da resposta imune humoral de pombos (columba livia) submetidos a infeccao experimental frente ao virus da doenca de ...
Beneficiário:Adriano de Oliveira Torres Carrasco
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado