Busca avançada
Ano de início
Entree


Seleção de caramboleiras (Averrhoa carambola L.) relacionada às características biométricas e físico-químicas dos frutos

Texto completo
Autor(es):
Paulo Sérgio Rodrigues de Araújo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Piracicaba.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC)
Data de defesa:
Orientador: Keigo Minami
Resumo

Neste trabalho caracterizou-se caramboleiras, relacionando-se as características biométricas e físico-químicas dos frutos, com potencialidade de utilização para consumo fresco e processamento agroindustrial. O experimento foi avaliado na Universidade de São Paulo, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, no Departamento de Produção Vegetal e no Centro de Energia Nuclear de Agricultura-Laboratório de Entomologia, no município de Piracicaba, SP. Os frutos foram coletados de 15 caramboleiras (Averrhoa carambolaL.) de pomar comercial, no município de Mirandópolis-SP. Realizou-se seis coletas de 50 frutos por planta, no período entre os 1º semestres de 1997 e 1999, para avaliações biométricas de comprimento, diâmetro, massa, número de gomos e sementes. À avaliação dos parâmetros físico-químicos, procedeu-se amostragens aleatórias, constando três frutos nas referidas coletas, sendo analisadas a acidez total titulável, sólidos solúveis totais, firmeza de polpa, pH e coloração externa. Observou-se que a planta C1 e C3 foram superiores as demais em relação ao comprimento e massa dos frutos apresentando elevados teores de sólidos solúveis totais, “ratio” e baixa acidez total titulável, características estas, interessantes para o consumo fresco, sendo limitante o grande número de sementes da planta C1 em relação a C3. Como opção para porta enxerto, devido ao elevado número de sementes nos frutos, destacam-se três plantas: C1C, C1 e C1A. Para processamento, decorrente da elevada acidez total titulável, baixo número de sementes e tamanho entre médio e grande, destacou-se a planta C2C. (AU)

Processo FAPESP: 96/09588-3 - Metodos de propagacao, florescimento e frutificacao da caramboleira (averrhoa carambola l.).
Beneficiário:Paulo Sergio Rodrigues de Araujo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado