Busca avançada
Ano de início
Entree


Identificação de bactérias isoladas de elementos metálicos de torres de transmissão de energia elétrica e avaliação de resistência à metais pesados.

Texto completo
Autor(es):
Bárbara Pereira da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Fabiana Fantinatti Garboggini; Suzete Aparecida Lanza Destefano; Marcelo Palma Sircili
Orientador: Fabiana Fantinatti Garboggini
Resumo

A corrosão metálica é um problema que afeta a economia mundial, sendo responsável pelo aumento dos custos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e pode ser influenciada por atividades microbianas, podendo levar a aceleração ou inibição do processo. O presente trabalho teve por objetivo isolar e identificar as bactérias associadas a processos de corrosão em torres de transmissão de energia, bem como avaliar a resistência destas bactérias a diferentes metais pesados buscando selecionar micro-organismos com potencial para biorremediação. A identificação taxonômica dos isolados associados a elementos metálicos foi efetuada por análise filogenética das sequências parciais do gene RNA ribossomal 16S, resultando em 101 bactérias distribuídas em oito gêneros: Lysinibacillus, Serratia, Stenotrophomonas, Pseudomonas, Exiguobacterium, Chryseobacterium, Bacillus e Acinetobacter. Todos os gêneros foram resistentes a mais de um metal, sendo que o metal que menos afetou o crescimento dos isolados foi o cromo e o que mais afetou foi o mercúrio. (AU)

Processo FAPESP: 08/56832-6 - Caracterizacao da diversidade de bacterias isoladas em elementos metalicos de torres de transmissao de energia eletrica.
Beneficiário:Bárbara Pereira da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado