Busca avançada
Ano de início
Entree


Dos bêbados, das putas e dos que morrem de amor: os marginais do embelezamento  e dos melhoramentos urbanos (1905-1938)

Texto completo
Autor(es):
Maíra Cunha Rosin
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno; Fernando Atique; Josianne Francia Cerasoli; Luis Antonio Coelho Ferla; Solange Ferraz de Lima
Orientador: Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno
Resumo

No início do século XX, a cidade de São Paulo passou por diversas obras de embelezamento e de melhoramentos urbanos a fim de se adequar à modernidade que o período exigia e, assim, passar de \"Cidade do Café\" para a grande cidade urbanizada e saneada. Nesse contexto, diversas pessoas que viviam a e na cidade acabaram invisibilizadas e marginalizadas pelas diversas reformas e outros processos de exclusão que eram impostos, sobretudo, ao centro da cidade. E embora as diretrizes do poder público apontassem para a expulsão desses indesejados do centro da cidade para zonas mais periféricas, muitos deles resistiram e permaneceram, seguindo com suas vivências à revelia das políticas públicas. É nesse contexto que bêbados, donas de botequim, prostitutas e mulheres vítimas de feminicídio aparecem, buscando manter suas existências ativas na cidade. Buscamos, através dos estudos de urbanização e de história urbana, mostrar como essas pessoas viveram e resistiram às diversas formas de controle impostas pela cidade contra elas. Portanto, esta tese investiga a forma como os ditos excluídos da História permaneceram na região a qual o poder público buscou reformar e sanear. Para tanto, elegemos o período compreendido entre 1905, data da demolição da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, até 1938, data da publicação do Relatório sobre os Divertimentos Públicos, do Departamento de Cultura da Capital. (AU)

Processo FAPESP: 16/25441-8 - A geografia da resistência: os marginais do embelezamento e dos melhoramentos urbanos (1886-1936)
Beneficiário:Maíra Cunha Rosin
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado