Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação ambiental, caracterização da qualidade de água e transporte de sedimentos da bacia hidrográfica do Ribeirão Monjolo Grande (SP)

Texto completo
Autor(es):
Eder Paulo Spatti Junior
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Rio Claro. 2016-01-13.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro
Data de defesa:
Orientador: Fabiano Tomazini da Conceição; Sérgio dos Anjos Ferreira Pinto
Resumo

A pressão exercida sobre os recursos naturais, em especial sobre os recursos hídricos, tem aumentado de maneira significativa à medida que ocorre o aumento da demanda por espaço, refletindo na crescente degradação dos mananciais nas mais diferentes escalas. Dessa forma, torna-se de grande valia a execução de trabalhos de caráter técnico científico que possam subsidiar o planejamento e a consequente gestão desses recursos naturais com vistas à sustentabilidade ambiental. Nesse contexto, este trabalho realizou a avaliação ambiental, a caracterização da qualidade da água e o transporte de sedimentos na bacia hidrográfica do Ribeirão Monjolo Grande, localizada no município de Ipeúna (SP). A avaliação ambiental simplificada indicou que apesar da área encontrar-se totalmente em ambiente rural, 50% dos 20 pontos avaliados apresentam impactos ambientais classificados como altos ou preocupantes acarretados pelo mau uso da terra, ocasionando grande perda de vegetação e a manutenção de processos erosivos. A qualidade das águas avaliou a variação dos parâmetros físicoquímicos, a concentração dos principais cátions e anions, dos sólidos em suspensão (particulados e dissolvidos), e a concentração total e dissolvida de Al, Fe, Mn, Ba, Pb, Cu, Zi, Ni e Cd. Tal quantificação enquadrou as águas do Ribeirão Monjolo Grande na Classe 2 de acordo com a resolução CONAMA 357. O transporte de sedimentos indicou uma remoção de 476 toneladas/km²/ano e, a aplicação do método de Colby indicou que a maior parte dos sedimentos é transportada por arrasto no fundo do canal, dada a característica dos sedimentos, predominantemente na fração areia (AU)

Processo FAPESP: 08/57006-2 - Caracterização da qualidade da água e sedimentação na bacia hidrográfica de Ribeirão Monjolo Grande, SP
Beneficiário:Eder Paulo Spatti Junior
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado