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Educação ambiental em resíduos sólidos nas unidades escolares municipais de Presidente Prudente – SP

Texto completo
Autor(es):
Aline Pereira da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Presidente Prudente. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente
Data de defesa:
Orientador: Fátima Aparecida Dias Gomes Marin; Antonio Cezar Leal
Resumo

O aumento do consumo, a geração excessiva e o gerenciamento inadequado dos resíduos sólidos constituem-se em um dos principais problemas ambientais da atualidade. O município de Presidente Prudente – SP apresenta uma população de aproximadamente 200 mil habitantes, que geram entre 200 a 220 toneladas/dia de resíduos sólidos. A maioria destes resíduos é disposta no “aterro controlado” da cidade, o que ocasiona inúmeros impactos ambientais, sociais e econômicos. Ao analisar a realidade vivenciada no município verifica-se que são necessárias ações por parte de vários segmentos sociais, na tentativa de minimizar e/ou reverter esse quadro desfavorável. A educação ambiental contribui para a discussão das raízes do problema, a participação política dos cidadãos e a transformação da realidade. Nessa perspectiva, essa pesquisa de mestrado, vinculada ao Projeto de Políticas Públicas “Educação Ambiental e gerenciamento integrado dos resíduos sólidos em Presidente Prudente – SP: desenvolvimento de metodologias para a coleta seletiva, beneficiamento do lixo e organização do trabalho”, visa colaborar para o aprofundamento das questões relativas à educação ambiental em resíduos sólidos no âmbito escolar. São analisados sete projetos ambientais desenvolvidos nas 3ª e 4ª séries das unidades escolares da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente, quanto à: autoria, origem, justificativa, componentes curriculares, objetivos - gerais e específicos, conteúdos, duração, procedimentos metodológicos, instrumentos de avaliação e bibliografia. São elucidadas as dificuldades e avanços obtidos durante o desenvolvimento dos projetos e discutidas as concepções das professoras sobre os temas abordados... (AU)

Processo FAPESP: 06/59227-0 - Educacao ambiental em residuos solidos desenvolvida nas quarta series (segundo ciclo) do ensino fundamental das unidades escolares municipais de presidente prudente-sp.
Beneficiário:Aline Pereira da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado