Busca avançada
Ano de início
Entree


Fisiologia da fermentação alcoólica: análise da expressão gênica de uma linhagem industrial de Saccharomyces cerevisiae durante o processo fermentativo

Texto completo
Autor(es):
Osmar Vaz de Carvalho Netto
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Data de defesa:
Membros da banca:
Gonçalo Amarante Guimarães Pereira; Pedro de Oliva Neto; Iran Malavazi; Marcelo Menossi; Jorge Mauricio Costa Mondego
Orientador: Gonçalo Amarante Guimarães Pereira; Juan Lucas Argueso
Resumo

A fermentação alcoólica realizada por leveduras da espécie Saccharomyces cerevisiae é atualmente o principal processo em escala econômica para a produção de etanol a partir de fontes renováveis (bioetanol). Entretanto, as linhagens isoladas há quase duas décadas vêm perdendo gradualmente seu desempenho fermentativo ao longo dos anos, reduzindo o rendimento e a estabilidade do processo. Um dos fatores que contribuem para tais perdas está associado às significativas alterações operacionais do processo nestas duas décadas. Aliado a isto, pouco se conhece sobre as bases genéticas das principais linhagens comerciais utilizadas no Brasil, inviabilizando o sucesso de programas de melhoramento genético. Neste ponto, este trabalho propõe de forma inédita um estudo completo de caracterização, análise de expressão e manipulação gênica de PE-2, uma das principais linhagens usadas no processo Brasileiro. Para isto, dados da estrutura, composição e regulação do genoma foram gerados. A partir dessas informações foi desenvolvida, através de manipulações genéticas, uma linhagem auxotrófica para uracila (plataforma biológica) e outras com características de fermentação superiores ao isolado selvagem. O conceito de que o sucesso de manipulações pontuais depende de um conhecimento prévio detalhado da linhagem de interesse, compreendendo tanto suas bases genéticas quanto fisiológicas, foi validado neste estudo. Os dados aqui apresentados abrem novas perspectivas para o desenvolvimento de uma segunda geração de linhagens de S. cerevisiae ainda mais robustas, voltadas não apenas para a produção de bioetanol, como também para utilização em outros processos biotecnológicos (AU)

Processo FAPESP: 08/51500-5 - Fisiologia da fermentacao alcoolica: analise da expressao genica de linhagens industriais de saccharomyces cerevisiae durante o processo fermentativo.
Beneficiário:Osmar Vaz de Carvalho Netto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado