Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo da sintese proteica de Hsp47 e Sec61'alfa' durante a translação/ translocação de moleculas de colageno tipo I em fibroblastos de fibromatose gengival hereditaria

Texto completo
Autor(es):
Hercílio Martelli Junior
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Piracicaba, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Data de defesa:
Membros da banca:
Luciano Resende Ferreira; Heitor Panzeri; Ricardo Della Coletta
Orientador: Luciano Resende Ferreira
Resumo

Fibromatose Gengival Hereditária (FGH) representa uma condição oral incomum (1:750.000), caracterizada por um aumento gengival fibrótico generalizado. Manifesta-se como entidade clínica isolada ou como parte de síndromes, produzindo excessiva quantidade de colágeno e outras moléculas da matriz extra-celular. Hsp47 é uma chaperone residente no retículo endoplasmático (RE) que liga especificamente a moléculas de colágeno, enquanto Sec61 a representa uma proteína transmembrânica com ativa participação na condução de cadeias polipeptídicas nascentes para o lúmen do RE. Este trabalho descreve a participação das proteínas Hsp47 e Sec61? em culturas de fibroblastos provenientes de uma única família portadora de FGH e de pacientes com gengiva normal (GN) nos eventos de translação/translocação de colágeno tipo I. Ensaios de Western blot mostraram uma produção aumentada de Hsp47 em fibroblastos de FGH, comparado a fibroblastos de GN em condições de homeostasia e em situações de estresse térmico. Além disso, foi demonstrado produção de Sec61? nas linhagens celulares, FGH e GN, porém sem diferenças nos padrões de produção. A maior produção de Hsp47 pode estar envolvida na proteção da degradação intra reticular de colágeno, podendo ser um dos fatores responsáveis pela fibrose característica desta doença. Embora os mecanismos biológicos responsáveis pela FGH sejam ainda desconhecidos, o conhecimento da participação destas proteínas na regulação da biosíntese de colágeno pode ser importante para o entendimento de condições genéticas, como a FGH (AU)

Processo FAPESP: 98/02243-6 - Estudo da sintese proteica e expressao genica de hsp47 e sec61 alfa durante a translacao/translocacao de moleculas de colageno tipo i em fibroblastos de fibromatose gengival hereditaria.
Beneficiário:Hercílio Martelli Júnior
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado