Comédia do Desajuste: as dramaturgias de Martins Pena e Artur Azevedo como express...
A capital do brasil no seculo xix, segundo jose de alencar e segundo arthur azevedo.
A comédie-française e a ideia de teatro nacional no século XIX no Brasil
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Autor(es): |
Larissa de Oliveira Neves
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Tese de Doutorado |
Imprenta: | Campinas, SP. |
Instituição: | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem |
Data de defesa: | 2006-06-07 |
Membros da banca: |
Orna Messer Levin;
Fernando Mencarelli;
Flávio Aguiar;
João Roberto Faria;
Rubens José Souza Brito
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Orientador: | Orna Messer Levin |
Resumo | |
Nesta tese analisamos nove comédias de Artur Azevedo, escritas entre 1897 e 1908: ACapital Federal, O Badejo, O Retrato a Óleo, A Fonte Castália, O Mambembe, O Dote, O Oráculo, O Cordão e Vida e Morte. Estudamos as peças a partir da análise da recepção de crítica e de público obtida por elas em suas primeiras representações, somada às concepções teóricas do autor, a fim de sublinhar sua relevância para o período em que foram escritas e de iluminar o conhecimento sobre a personalidade intelectual de Artur Azevedo. Em especial, nosso trabalho voltou-se para a relação do comediógrafo com os espectadores para os quais elaborou cada comédia, porque constatamos que a compreensão de sua dramaturgia centra-se nesse relacionamento. Refletimos sobre os elementos literários e teatrais (aspectos formais, construção das personagens, linguagem, enredos), a fim de comprovar o valor estético e a perenidade de alguns textos, assim como os problemas estruturais de outros. Verificamos que os elementos textuais também receberam interferência do gosto do público, o que enfatiza o caráter de Artur Azevedo como homem de teatro, não apenas como dramaturgo (AU) | |
Processo FAPESP: | 02/11737-0 - As comedias de costumes na obra de artur azevedo. |
Beneficiário: | Larissa de Oliveira Neves Catalão |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |