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Um modelo matemático para otimizar o descarregamento de navios num terminal graneleiro

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Autor(es):
Bruno Luís Hönigmann Cereser
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Data de defesa:
Membros da banca:
Luiz Leduino de Salles Neto; Aurelio Ribeiro Leite de Oliveira; Anibal Tavares de Azevedo
Orientador: Luiz Leduino de Salles Neto; Antonio Carlos Moretti
Resumo

O transporte marítimo é fundamental para grandes empresas de caráter global. Em 2009 80% do comércio mundial foi realizado via transporte marítimo e desde então esse número só tem crescido. Devido a esse alto fluxo nos portos mundiais, surgiu o problema de alocação de navios em berços, que tem por finalidade estabelecer uma sequência de atendimento de navios para cada berço disponível no cais, visando minimizar o tempo total da operação e espera dos navios dentro dos portos. Nesse trabalho o problema de alocação de navios em berços será abordado considerando berços dependentes, e também a divisão das máquinas portuárias em berços consecutivos aplicados a terminais do Porto de Tubarão (ES). Para a representação matemática dos processos desses terminais do porto de tubarão foram desenvolvidos novos modelos matemáticos. Os testes computacionais foram exitosos (AU)

Processo FAPESP: 11/14062-2 - Otimização dos custos de carregamento e de transporte de cargas por navios
Beneficiário:Bruno Luis Honigmann Cereser
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado