Busca avançada
Ano de início
Entree


High order finite element method on the high performance hybrid architecture applied on structural mechanics

Texto completo
Autor(es):
Gilberto Luis Valente
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica
Data de defesa:
Membros da banca:
Marco Lúcio Bittencourt; Alvaro Luiz Gayoso de Azeredo Coutinho; Marcilio Alves; Philippe Remy Bernard Devloo; Josué Labaki
Orientador: Edson Borin; Marco Lúcio Bittencourt
Resumo

Este trabalho descreve a implementação de uma arquitetura de software serial e paralela denominada \hpfem para o Método de Elementos Finitos de Alta Ordem (MEF-AO). O projeto do software foi realizado de forma a facilitar e promover a reutilização e a manutenção do código. A implementação baseia-se no paradigma de programação orientada a objeto em C++. É possível usar diferentes ordens de aproximação para os elementos da malha. O uso de malhas com distribuição de graus não-uniformes permite aumentar a ordem de interpolação apenas nos elementos com maior gradiente na solução aproximada. Procedimentos eficientes para o cálculo das matrizes elementares permitem ganhos expressivos em termos de tempo de processamento e memória. Um algoritmo local baseado no método de mínimos quadrados é apresentado para a obtenção dos coeficientes da aproximação. Este algoritmo requer a solução de um sistema linear de equações para cada elemento e obtém os coeficientes da aproximação local pela inversão das matrizes elementares. A solução global para os coeficientes compartilhados por dois ou mais elementos é obtida por uma média ponderada das soluções locais e das medidas dos elementos (comprimento, área e volume). Resultados para distribuição de ordens não-uniforme são apresentados para malhas de quadrados e hexaedros no problema de projeção. O perfilamento do código é analisado para quantificar os ganhos em termos de memória e processamento. Resultados de escalabilidade para paralelismo híbrido com OpenMP e MPI apresentam um bom ganho de velocidade, solucionando problemas estruturais transientes lineares e não-lineares com integração temporal explícita. Além disso, verificou-se escalabilidade forte e fraca para o modelo paralelo utilizando bibliotecas de álgebra linear otimizadas. A escalabilidade e o perfilamento foram avaliados no computador IBM Blue Gene/Q - Mira executando o solver local de projeção em 32768 nós de computação com até 840 milhões de graus de liberdade. O procedimento local explícito foi processado no computador Kahuna com processadores HT Intel Xeon E5-2670, localizado no CCES Unicamp. As análises de desempenho do algoritmo paralelo explícito foram realizadas para malhas de um virabrequim com até $1,791$ milhões de elementos e $400$ milhões de graus de liberdade (AU)

Processo FAPESP: 12/19922-2 - Método de Elementos Finitos de Alta Ordem e Alta Performance em Arquiteturas Híbridas Aplicado à Mecânica Estrutural.
Beneficiário:Gilberto Luis Valente da Costa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado