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Trajetórias do movimento na performance de técnicas estendidas ao piano

Texto completo
Autor(es):
Vânia Eger Pontes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Jônatas Manzolli; Alexandre Zamith Almeida; Jussara Corrêa Miller; Li Min Li; Maria Bernardete Castelan Povoas
Orientador: Jônatas Manzolli; Marcelo Mortensen Wanderley
Resumo

Técnicas estendidas como glissando, pizzicato e outras formas de manuseio das cordas do piano, fazem com que o pianista tenha que avançar o tronco, ampliar o seu espaço de ação e até mesmo levantar-se para alcançar com os membros superiores o interior do piano. O uso de técnicas estendidas expandiu até mesmo as definições do que seria uma obra pianística (Kruja, 2004). Nessa pesquisa, a proposta do estudo foi situar a relevância da ação corporal no processo de produção sonora de técnicas estendidas pelo desenvolvimento do repertório de movimentos corporais e de estratégias de equilíbrio que provejam uma organização espacial e controle do movimento na performance. Focando em obras para piano do século XX, foi realizada uma análise quali-quantitativa sobre o movimento na ação músico-instrumental cunhada na experiência empírica da autora. No aporte qualitativo, a pianista-pesquisadora estudou como a técnica de dança e educação somática Klauss Vianna pode ser aplicada para explorar e ampliar o seu repertório de movimentos e, do mesmo modo possa ser aplicado a outros pianistas. Esse aspecto foi desenvolvido durante o preparo das obras do recital-palestra "Trajetórias: do Corpo na Ação Pianística" realizado na Universidade de Campinas, em 2013. No aporte quantitativo, realizou-se uma coleta de dados da presente autora com um sistema de detecção de movimento (MOCAP) de alta definição. As trajetórias foram colhidas a partir da execução de trechos com técnicas estendidas das peças de número 2 e 4 da obra "A little Suite for Christmas, A.D. 1979" de George Crumb. Cada trecho foi executado sob duas condições de performance diferentes dadas pela posição inicial do corpo. Os dados colhidos nessas sessões foram analisados em seus aspectos cinemáticos, principalmente o módulo da aceleração das coordenadas tridimensionais dos pontos anatômicos selecionados. Esses pontos foram determinados pelo cruzamento de informações com os estudos sobre preparação corporal desenvolvidos pela pesquisadora no ciclo qualitativo da sua pesquisa. Averiguou-se que na situações executadas com o banco inclinado e em pé alcançou-se um maior equilíbrio na organização do movimento e na estabilização postural, isso em detrimento daquelas sentadas, com o banco posicionado horizontalmente. As contribuições da Tese foram estudar as micro-estabilidades do movimento, dar luz a questões em aberto a partir de uma análise empírica e desenvolver uma integração do trabalho corporal no preparo do pianista aprimorando ações corporais cotidianas levando-as a níveis de alto desempenho. Esse processo de construção de uma nova postura interpretativa foi aqui denominado de Ação Pianística Expandida (AU)

Processo FAPESP: 13/04140-1 - A Little Suite For Christmas, A.D.1979 para piano solo de George Crumb: construção da execução instrumental com base no Sistema Laban.
Beneficiário:Vânia Eger Pontes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado