Busca avançada
Ano de início
Entree


Seis heurísticas de privacidade e usabilidade: de modelos fundamentados a novas heurísticas validadas de privacidade usável

Texto completo
Autor(es):
André de Lima Salgado
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Renata Pontin de Mattos Fortes; Marcelo Fantinato; Vânia Paula de Almeida Neris; Luciana Aparecida Martinez Zaina
Orientador: Renata Pontin de Mattos Fortes
Resumo

A privacidade usável é mais que um requisito legislativo, é atributo de qualidade do software. Aumentar a transparência de interfaces de políticas de privacidade é um desafio que a ciência da computação deve enfrentar para aumentar a confiança dos usuários na tecnologia. Ao invés de fornecer políticas de privacidade longas e complexas, precisamos projetar interfaces mais usáveis que capacitem pessoas leigas a proteger sua privacidade online. Nesta tese, objetivamos criar critérios de usabilidade para inspecionar tais interfaces. Após uma análise secundária qualitativa, composta por uma revisão da literatura snowballing, análise temática, análise de cluster e avaliação empírica, esta tese cria seis heurísticas de privacidade e usabilidade (push#). Quando aplicadas para avaliar interfaces de políticas de privacidade para leigos, as heurísticas push# aprimoram a utilidade downstream no número de problemas catastróficos descobertos. Também criamos diretrizes preliminares de privacidade e usabilidade (pug#) e modelamos um novo processo para a criação de novos critérios de usabilidade. Além disso, esta tese também fornece: recomendações para a usabilidade dos controles de privacidade dos pais; um mapeamento sistemático de heurísticas de usabilidade para interfaces de políticas de privacidade; modelos de avaliação heurística para avaliadores novatos; um método para aprimorar a usabilidade de políticas de privacidade com análise de card sorting; visão geral das expectativas de privacidade na experiência do usuário em relação a veículos autônomos-conectados; protótipo de interface baseada em gestos para aumentar a privacidade nos sistemas de saúde; uma ontologia preliminar para descobertas de usabilidade; e heurísticas de usabilidade para jogos móveis e jogadores idosos. Discutimos como estudos futuros podem explorar o uso de nossas heurísticas e diretrizes para domínios específicos, como interação humano-robô e interação humano-inteligência artificial. Finalmente, propomos o estudo da usabilidade sugestiva para aprimorar a proteção da privacidade, independentemente das ferramentas de proteção da privacidade (AU)

Processo FAPESP: 17/15239-0 - Novos princípios de Segurança e Privacidade Usável (SPU) de Interfaces de Controles de Acesso Projetadas para o Usuário Médio.
Beneficiário:André de Lima Salgado
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado