Busca avançada
Ano de início
Entree


Cinemateca modo educativo: cinema, cineclube e crianças

Texto completo
Autor(es):
Thaís Lara
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcius Freire; Marília Xavier Cury; Ana Carolina de Moura Delfim Maciel; Elisa de Noronha Nascimento
Orientador: Marcius Freire; Alice Lucas Semedo
Resumo

Idealizado pela poeta, escritora e professora Ilka Brunhilde Laurito (1925-2012), o Departamento Infantil (1961-1966) da Cinemateca Brasileira introduziu o cinema para os públicos infantis e juvenis – tanto no âmbito do entretenimento quanto no escolar e/ou especializado – rompendo e renovando as propostas vindas do cinema educativo. Esse projeto, formado como um programa interno da instituição, trouxe para o contexto brasileiro as discussões sobre o cineclubismo infantil e o filme como espaço artístico e estético da infância. Mais do que um ato transitório e passageiro, essas atividades lançam luz sobre o papel das Cinematecas na aproximação desse público mirim com o cinema. Partindo das discussões sobre o cinema como patrimônio e os espaços de preservação cinematográfica, apresenta-se o entre lugar ocupado pelos setores educativos nas cinematecas. O objetivo desta tese é abordar a trajetória de Ilka Laurito e investigar quais foram as propostas de cinema para a infância formuladas pelo Departamento Infantil. Como fonte principal foram utilizados os rascunhos, cartas e diários pertencentes ao acervo pessoal da escritora e do Departamento Infantil sob a guarda da Cinemateca Brasileira, bem como as referências bibliográficas sócio-históricas que impulsionaram a formulação do programa. Espera-se como resultado ter contribuído para o preenchimento de uma lacuna no que se refere às atividades desenvolvidas pelo Departamento Infantil e, sobretudo, quanto à atuação de Ilka Laurito na Cinemateca Brasileira (AU)

Processo FAPESP: 16/03305-5 - A CINEMATECA BRASILEIRA E O PATRIMÔNIO AUDIOVISUAL: UMA PRÁTICA EDUCATIVA Um estudo sobre o programa Cine-Educação e o site Banco de Conteúdos Culturais
Beneficiário:Thaís Vanessa Lara
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado