Busca avançada
Ano de início
Entree


Da argamassa armada ao microconcreto de alto desempenho: perspectivas de desenvolvimento para a pré-fabricação leve

Texto completo
Autor(es):
Paulo Eduardo Fonseca de Campos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Geraldo Gomes Serra; Ivan Ramalho de Almeida; Ualfrido Del Carlo; Joao Bento de Hanai; Jefferson Benedicto Libardi Liborio
Orientador: Geraldo Gomes Serra
Resumo

Apresenta-se inicialmente neste trabalho, um quadro de referência sobre a experiência adquirida no Brasil, após mais de quatro décadas, no desenvolvimento de estruturas de elementos pré-fabricados delgados de concreto armado. O advento das grandes fábricas de sistemas e componentes construtivos empregando a argamassa armada nas décadas de 80 e 90, representa uma das experiências mais relevantes e reconhecidas no campo da industrialização da construção no país, quase única em termos internacionais. Aborda-se, por sua vez, os limites que vêm dificultando a retomada do desenvolvimento desta tecnologia, especialmente em função dos questionamentos quanto aos aspectos relacionados à sua durabilidade. Parte-se da hipótese inicial de que a matriz da argamassa armada é potencialmente um microconcreto de alto desempenho, seja pelas suas propriedades de elevada resistência à compressão seja pela sua baixa porosidade, quando aplicada segundo a configuração prescrita na norma brasileira NBR-11.173 de Projeto e execução de argamassa armada. Busca-se demonstrar o potencial elevado desempenho da matriz da argamassa armada, através da análise dos resultados de inspeções feitas em obras construídas nas últimas duas décadas e de ensaios realizados em laboratório. Posteriormente são apresentados resultados de ensaios de resistência e análises de durabilidade realizados no âmbito da pesquisa, respaldados em estudos de dosagem da matriz cimentícia. Finalmente, a partir da avaliação dos resultados propõe-se o desenvolvimento de um microconcreto de alto desempenho para aplicação na pré-fabricação leve, como um sucedâneo, com incremento na qualidade, da matriz da argamassa armada, numa analogia direta com o concreto de alto desempenho. (AU)

Processo FAPESP: 97/14175-2 - Argamassa armada de alto desempenho; uma alternativa tecnologica para a construcao industrializada.
Beneficiário:Paulo Eduardo Fonseca de Campos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado