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Autor(es): |
Caio Amadatsu Griman
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Dissertação de Mestrado |
Imprenta: | São Paulo. |
Instituição: | Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) |
Data de defesa: | 2023-11-16 |
Membros da banca: |
Monica Isabel Lucas;
Cassiano de Almeida Barros;
Paulo Mugayar Kühl
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Orientador: | Monica Isabel Lucas |
Resumo | |
O reinado do imperador Leopoldo I (1658-1705) foi um dos períodos mais marcantes no processo de solidificação do reconhecimento internacional da Áustria - principalmente de Viena - como um centro musical de grande relevância e prestigio. Esse processo se deveu tanto as decisões individuais tomadas pelos compositores e musicistas empregados na Áustria nesse período, como também as particularidades socioculturais presentes no reinado de Leopoldo I. Destaca-se aqui o impacto do domínio intelectual e cultural dos jesuítas na transformação do fazer musical nos territórios sob o comando do ramo austríaco da Casa de Habsburgo. Este trabalho propõe-se a investigar e analisar o papel do ensino jesuítico para o desenvolvimento da música na Áustria durante o reinado de Leopoldo I. Para alcançar o objetivo da pesquisa, discorrer-se-á sobre o posicionamento teológico dos membros da Companhia de Jesus sobre a música; de que modo a música era abordada nos colégios jesuíticos; a importância da música no ensino da retórica; o papel de Leopoldo I na efetivação dos ideais educacionais jesuíticos em relação à música; como a reestruturação das atividades musicais conduzida por Leopoldo I colaborou para a consolidação do prestígio das produções vienenses; a utilização dos dramas jesuíticos inteiramente cantados durante o reinado de Leopoldo I como meio de glorificação da Casa de Habsburgo. (AU) | |
Processo FAPESP: | 21/01465-3 - Música, contrarreforma e absolutismo: o papel da música sacra na Áustria durante o reinado de Leopoldo I (1658-1705) |
Beneficiário: | Caio Amadatsu Griman |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |