Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo em modelo reduzido de tubo, flexível e liso, submetido ao fenômeno de Vibração Induzida pela Vorticidade (Vortex Induced Vibration)

Texto completo
Autor(es):
André Luís Condino Fujarra
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Celso Pupo Pesce; Jose Augusto Penteado Aranha; Segen Farid Estefen
Orientador: Celso Pupo Pesce
Resumo

Experimentos com um modelo reduzido, flexível e liso, foram conduzidos com o intuito de investigar o fenômeno de Vibração Induzida pela Vorticidade - VIV. Catorze seções de um modelo tubular, verticalmente suspenso e submerso, foram instrumentadas com pares de extensômetros e, em alguns casos, um acelerômetro foi usado na extremidade inferior deste modelo. Sinais temporais de deformação foram obtidos em um intervalo de Número de Reynolds variando aproximadamente entre 6x\'10POT.3\' e 4x\'10 POT.4\'. Neste intervalo o primeiro modo natural foi excitado e os sinais, mediante algum tratamento, mostraram resultados bastante consistentes e com um quadro de histerese na porção superior da faixa de \"lock-in\", assim como discutido em Parra & Aranha (1996), por exemplo. O principal objetivo deste estudo foi comparar os resultados experimentais com aqueles provenientes de um método baseado no comportamento de \"lock-in\", método este suportado pelo modelo analítico de Iwan & Blevins, identificando a sua real condição de consistência. Outro objetivo foi analisar a correlação entre medições efetuadas ao longo do modelo ensaiado (AU)

Processo FAPESP: 95/06888-3 - Estudo em modelo reduzido, flexível e liso submetido ao fenômeno de vibração induzida por emissão de vórtices (vortex shedding)
Beneficiário:André Luís Condino Fujarra
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado