Busca avançada
Ano de início
Entree


Modelagem computacional das estruturas torácicas, pulmonares e simulação de suas imagens radiográficas

Texto completo
Autor(es):
Leandro Alves Neves
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Annie France Frere Slaets; Luciano da Fontoura Costa; Fernao Stella de Rodrigues Germano; Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques; Clovis Simao Trad
Orientador: Annie France Frere Slaets
Resumo

A eficiência tanto dos sistemas de aquisição das imagens radiográficas, quanto dos sistemas de apoio ao diagnóstico (SAD) é averiguada atualmente por meio de fantomas ou imagens selecionadas pelo pesquisador, prejudicando a confiabilidade de avaliação. Neste trabalho é proposto um algoritmo, implementado em linguagem C, para modelar as estruturas torácicas e pulmonares, flexível suficiente para representar as variações anatômicas e algumas doenças, além de simular suas imagens radiográficas. As estruturas, representadas por cilindros e esferas, são construídas pela técnica de sobreposição de camadas, sendo que uma camada pode ser entendida como uma fatia do objeto tridimensional. A caixa torácica é modelada utilizando pontos de controle interpolados por função B-Splines. As dimensões dos ramos aéreos e das artérias são calculadas a partir da distribuição de fluxo dos ramos pais para os ramos filhos e das características anatômicas dos pacientes. Um abcesso pulmonar é simulado interrompendo o crescimento dos ramos ao redor de uma região e adotando para essa área densidade radiológica específica. Nos padrões intersticiais, o processo inflamatório é representado aumentando a espessura das paredes dos cilindros que simulam os bronquíolos. Os resultados obtidos, avaliados por três especialistas, apresentam características compatíveis com anatomias reais e simulam adequadamente diferentes doenças pulmonares. O algoritmo também permitiu variar os contrastes radiológicos e as particularidades anatômicas, tornando o modelo mais completo do que os encontrados na literatura especializada. Essa versatilidade e nível de representação permitem verificar a influência dos parâmetros radiológicos, das características morfométricas e dos estágios da doença tanto sobre a qualidade das imagens, quanto sobre o desempenho dos SAD (AU)

Processo FAPESP: 01/06490-2 - Simulacao computacional de um estrutura anatomica - o pulmao - para processamento e controle de qualidade.
Beneficiário:Leandro Alves Neves
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado