![]() | |
Autor(es): |
Ruggero Andrea Ruschioni
Número total de Autores: 1
|
Tipo de documento: | Dissertação de Mestrado |
Imprenta: | São Paulo. |
Instituição: | Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) |
Data de defesa: | 1999-08-03 |
Membros da banca: |
Arlindo Ribeiro Machado Neto;
Marcello Giovanni Tassara;
Joao Antonio Zuffo
|
Orientador: | Arlindo Ribeiro Machado Neto |
Resumo | |
Propomos, com este trabalho, uma nova abordagem para a produção e uso de conteúdo acústico em obras audiovisuais criadas por computador. A música computacional e a computação gráfica compartilham muitas raízes estruturais e representativas. Destacamos a importância do áudio no processo de percepção de estímulos visuais, e o uso do áudio como auxiliar para a extração e transmissão de informação. Abandonando os paradigmas vigentes da tradicional mídia linear, propomos um sistema onde a representação de sinais acústicos e gráficos são intercambiáveis em etapa prévia à exibição. Aplicando estruturas representativas a ambas as informações, abrimos a possibilidade de mudanças conceituais na produção de obras audiovisuais. Com esta abordagem, aplicamos o novo paradigma proposto a um cenário de realidade virtual, onde a necessidade de uma estrutura de controle unificada entre imagem e som é essencial para promover a credibilidade nos mundos virtuais interativos. (AU) | |
Processo FAPESP: | 94/01651-2 - Um ambiente unificado para produção integrada imagem-som em mídia computacional |
Beneficiário: | Ruggero Andrea Ruschioni |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |