Busca avançada
Ano de início
Entree


Arte pop global, ou como reescrever / reinscrever o cânone: um estudo de caso a partir das exposições International Pop e The World Goes Pop

Texto completo
Autor(es):
Alexandre Pedro de Medeiros
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Nelson Aguilar; Carlos Zibel Costa; Maria de Fatima Morethy Couto; Miguel Wady Chaia; Renata Cristina de Oliveira Maia Zago
Orientador: Gabriel Ferreira Zacarias; Nelson Aguilar
Resumo

As exposições International Pop (Walker Art Center, Minneapolis, 2015-2016) e The World Goes Pop (Tate Modern, Londres, 2015-2016) reabriram o debate sobre a arte pop, apresentando-a como um fenômeno global. Com cerca de 300 obras de artistas de mais de 30 países, incluindo Brasil e Argentina, essas mostras visaram introduzir ao público a produção de artistas até então excluídos do cânone pop, propondo diálogos a partir de uma experiência comum que envolvia o "retorno" à figuração — especialmente na pintura —, a apropriação de imagens via ready-made visual, o uso de técnicas e materiais dos meios de comunicação de massa, além de objetos da vida cotidiana. Esta tese de doutorado analisa criticamente essas exposições como núcleos irradiadores de questões teóricas, históricas e críticas sobre a produção artística de brasileiros e argentinos entre meados dos anos 1960 e o início dos anos 1970, geralmente interpretada sob a ótica pop, destacando especialmente os trabalhos que participaram dessas mostras. O enfoque curatorial desses eventos está inserido no contexto dos estudos de arte global, cujo objetivo principal é problematizar e deslocar o cânone artístico ocidental. Observamos que a noção de global tem sido frequentemente adotada por instituições, em especial museus europeus e norte-americanos, como ideia estruturante de exposições que buscam incluir produções do Sul Global em uma história da arte considerada global, mas que ainda preserva uma genealogia anglo-eurocêntrica. Assim, examinamos essa "retórica do global" como uma pretensa renovadora das dinâmicas de hegemonia artística. Este trabalho de qualificação analisa as complexas tramas discursivas de International Pop e The World Goes Pop como operações de reescrita e expansão do cânone da arte pop. Propõe-se investigar esses eventos como espaços de circulação e produção de discursos sobre a arte, funcionando como dispositivos de mediação que, através das histórias das exposições, possibilitam o contato entre a produção artística e o público. Nesse contexto, são abordadas as configurações espaciais que facilitam esse contato, considerando o discurso curatorial que as orienta. Ambas as mostras de arte pop global buscaram respeitar as especificidades locais dos trabalhos selecionados por seus curadores, mas em alguns momentos observamos uma distância entre o que elas pretendiam ser (tese curatorial) e o que foram na prática (experiência estética) (AU)

Processo FAPESP: 17/23149-0 - Das novas figurações ao pop expandido: o diálogo entre artistas brasileiros e argentinos em exposições de arte pop global
Beneficiário:Alexandre Pedro de Medeiros
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado