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Cadernos escolares na primeira série do ensino fundamental: funções e significados

Texto completo
Autor(es):
Anabela Almeida Costa e Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo. , ilustrações.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marilene Proenca Rebello de Souza; Belmira Amelia de Barros Oliveira Bueno; Adriana Marcondes Machado
Orientador: Marilene Proenca Rebello de Souza
Área do conhecimento: Ciências Humanas - Psicologia
Indexada em: Banco de Dados Bibliográficos da USP-DEDALUS; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - USP; Index Psi Teses - IP/USPPsi-Teses Logo
Localização: Universidade de São Paulo. Biblioteca do Instituto de Psicologia; IP/T LB1051; S237c
Resumo

O trabalho dedicou-se ao estudo de funções e significados atribuídos aos cadernos escolares na primeira série do ensino fundamental de uma escola pública. Foi utilizada a etnografia como perspectiva teórico-metodológica orientadora para o desenvolvimento da pesquisa. Durante um ano realizaram-se observações participantes em sala de aula, encontros com professora e alunos, bem como análise de cadernos. Foram focalizados os momentos iniciais de utilização dos cadernos e os aprendizados relativos ao uso desse material. Constatou-se que o caderno é um importante instrumento didático no início do processo de alfabetização. No contexto escolar identificou-se que as funções atribuídas aos cadernos são as seguintes: suporte para desenvolvimento de atividades; registro de atividades e relações; controle de alunos, professores e pais; comunicação entre escola e família. Para os alunos os cadernos assumem os seguintes significados: materiais associados à cópia; materiais que devem ser mantidos esteticamente bem apresentáveis; implicam em saberes dos quais muitos alunos não chegam a se apropriar, nesta fase da escolarização; instrumentos de exercitação, cuja utilidade reside nas folhas em branco e não nos conteúdos neles registrados. Os bastidores dos cadernos constituíram-se enquanto elementos fundamentais para a compreensão das informações contidas nesses materiais, cuja autoria é fruto de esforço diário de alunos e professores, e revela concepções de aprendizagem e de ensino. (AU)

Processo FAPESP: 00/01888-5 - Cadernos escolares: funções e significados para alunos da primeira série do ensino fundamental
Beneficiário:Anabela Almeida Costa e Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado