Busca avançada
Ano de início
Entree


Sapientia e uirtus: principios fundamentais no estoicismo de Seneca

Texto completo
Autor(es):
Maíra Meyer Bregalda
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Data de defesa:
Membros da banca:
Paulo Sérgio de Vasconcellos; Isabella Tardin Cardoso; Francisco Benjamin de Souza Netto; José Eduardo dos Santos Lohner
Orientador: Paulo Sérgio de Vasconcellos
Resumo

Os conceitos de sapientia e uirtus em Sêneca (4 a.C. ¿ 65 d.C.) permeiam grande parte de sua obra, sendo que, por vezes, encontram-se fortemente ligados: pode-nos parecer difícil pensar em uma pretensa relação de subordinação entre os conceitos de sabedoria e virtude em si mesmos; no entanto, o modo como ambos se conjugam na obra desse autor incita-nos a questionar se a meta final do homem é a virtude através da sabedoria, ou a sabedoria através da virtude. A filosofia estóica é bastante conhecida pelo fato de subjugar a lógica, e mesmo a física, à moral: como o próprio Sêneca apregoa, nada teria valor se não pudesse ser utilizado na vida prática. E, justamente no âmbito dessa, tais categorias são desenvolvidas nos escritos do estóico. Dessa forma, à primeira vista, tende-se a considerar que, para o filósofo, a sabedoria estaria subordinada à virtude. A pesquisa que realizamos dividiu-se em três etapas: a seleção e tradução de epístolas senequianas que expusessem sua concepção daqueles dois conceitos; a elaboração de notas explicativas; um estudo introdutório acerca da relação entre o ser sábio e a virtude, no contexto em que o filósofo se insere (AU)

Processo FAPESP: 03/11180-8 - Sapientia e virtus: principios fundamentais no estoicismo de seneca.
Beneficiário:Maira Meyer Bregalda
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado