Busca avançada
Ano de início
Entree


Solaris e Stalker: aplicação de uma poetica da leitura na area transicional de jogo entre filme-espectador

Texto completo
Autor(es):
Egle Muller Spinelli
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Antônio Fernando da Conceição Passos
Orientador: Antônio Fernando da Conceição Passos
Resumo

Desde o início do cinema, quando começaram a ser elaboradas as primeiras teorias cinematográficas, já existiam, nas análises fílmicas, pressupostos que tentavam definir a figura do espectador, o que ocasionou o surgimento de um pensamento heterogêneo com relação a sua função como sujeito que assiste a uma manifestação artística. Este trabalho pretende posicionar o espectador cinematográfico como um sujeito que realiza uma poética da leitura acontecendo como um jogo numa área transiciona/localizada entre ele e o filme a que assiste. Para tanto, serão desenvolvidos conceitos com base na teoria winnicottiana, teorias dos jogos e teoria do efeito estético para estabelecer possíveis efeitos de sentido que podem ocorrer na área transicional, a qual coloca o espectador em um estado ativo, construindo e atualizando experiências ao ver o filme. Para a aplicação desta leitura, foram escolhidos dois filmes do cineasta russo Andrei Tarkovski: Solaris e Stalker (AU)

Processo FAPESP: 98/12603-0 - Solaris e Stalker: leitura das significações expressivas em Tarkovski
Beneficiário:Egle Müller Spinelli
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado