Busca avançada
Ano de início
Entree


Menina carregando menino: sexualidade e familia entre jovens de origem rural em um municipio do Vale do Jequitinhonha (MG)

Texto completo
Autor(es):
Vanda Aparecida da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Emília Pietrafesa de Godoi; Maria José Teixeira Carneiro; Russell Parry Scott; Mariza Correa; Fernando Antonio Lourenço
Orientador: Emília Pietrafesa de Godoi; Neusa Maria Mendes de Gusmão
Resumo

Este estudo foi realizado com jovens de origem rural num município da região do Vale do Jequitinhonha - MG. Os sujeitos sociais centrais pertencem à faixa etária dos 14 a 19 anos de idade cuja experiência de vida se faz entre os contextos rural e urbano. Outros jovens pertencentes a uma faixa etária subseqüente também foram entrevistados. Alguns sujeitos foram fotografados e :filmados. Fez-se uso dessas imagens como procedimento metodológico. Numa primeira etapa,' nós reproduzimos as imagens para os sujeitos' entrevistados, de tal fonna que esse recurso foi utilizado como elemento adicional de reflexão dos próprios sujeitos sobre o conhecimento que se produzia acerca deles. Este material resultou no vídeo "Contos de Rosário" (18 min, reprodução em VHS e CD-R),que será uma das fonnas pelas quais o presente trabalho será devolvido às pessoas envolvidas, como fonna de retribuição por sua participação. As preocupações que nortearam a investigação - Sexualidade e Fann1ianum contexto rural ou "urbano" - referem-se às experiências e representações da sexualidadeentre rapazes e moças e as transfonnações nas famílias rurais delas decorrentes. Os relatos de jovens e adultos sobre suas experiências com a sexualidade, a saúde reprodutiva e questões relacionadas à prevenção de doenças se fofoca e a religiosidade, que incidem nos comportamentos dos sujeitos sociais da pesquisa. O pano de fundo diz respeito, portanto, às mudanças nos valores socioculturais, em que se colocam em questão valores coletivos e geracionais contrastando com valores individuais, e suas implicações no rearranjo das fann1iasrurais. a ansiedade começava a roubar-me a capacidade de perseverar, ela me chamou à razão para valorizar todo o esforço empreendido à captura dos dados e confecção da tese. Por isso, das muitas versões que leu de minha tese, ao término, no acabamento e esclarecimento das análises, esta se tomou bem melhor do que teria sido se não tivesse sua orientação e finneza (AU)

Processo FAPESP: 00/08520-3 - Menina carregando menino... sexualidade e familia entre jovens rurais em chapada do norte, vale do jequitinhonha - mg.
Beneficiário:Vanda Aparecida da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado