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O percurso da intersecção Olivier Messiaen-Almeida Prado: Momentos, La Fauvette des Jardins e Cartas Celestes

Texto completo
Autor(es):
Tadeu Moraes Taffarello
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Silvio Ferraz de Mello Filho; José Augusto Mannis; Denise Hortencia Lopes Garcia; Paulo Roberto Ferraz von Zuben; Marisa Barcellos Rezende
Orientador: Silvio Ferraz de Mello Filho
Resumo

Uma intersecção é uma conexão irreproduzível de uma multiplicidade de linhas de força constituídas pelas mais variadas imanências do Mundo. Acreditando-se que ela se manifesta também no campo musical, o presente trabalho traz uma amostra concreta de uma intersecção em música ao centrar-se na relação entre Almeida Prado e Olivier Messiaen, tendo por objetivo principal revelar algumas das potências sonoras absorvidas na formação do compositor paulista no período em que ele foi aluno de Messiaen, entre 1969 e 1973, e postas a campo na escrita da sua peça para piano solo Cartas Celestes I, de 1974. Para tanto, foi feito um estudo analítico comparativo entre essa peça e as peças para piano solo VI Momentos, 2º caderno de 1969, também de Almeida Prado, e La Fauvette dês Jardins, 1971, de Olivier Messiaen. Dentre os resultados obtidos, percebeu-se que na escrita da peça de 1969, além de Almeida Prado apresentar uma exploração textural com a qual se pôde fazer um paralelo com o ciclo de peças para piano de Villa-Lobos Prole do Bebê nº 2, o compositor paulista demonstrava um conhecimento prévio de alguns conceitos da música do seu futuro professor francês, em especial com a técnica aplicada por Messiaen em Vingt Regards sur L'Énfant-Jésus, peça para piano solo de 1944. Em Cartas Celestes I, peça posterior ao período de estudos de Almeida Prado na França, encontraram-se diferenças com o 2º caderno de Momentos de 1969 e semelhanças com a peça de Messiaen analisada, La Fauvette des Jardins, comprovando a hipótese de que houve mudanças significativas na escrita musical do compositor paulista no período. Além disso, foi possível traçar intersecções na peça de Almeida Prado de 1974 com a produção de Ligeti, de Murail e de Gaussin. Como conclusão, percebeu-se que a intersecção Olivier Messiaen-Almeida Prado se apresenta de maneira rizomática, caracterizada pelas múltiplas conexões, pela decalcomania e pela irreprodutibilidade do rizoma presentes nas Cartas Celestes I que fazem com que esta peça se torne única, insubstituível e original em seu contexto histórico e dentro do processo de formação do compositor paulista (AU)

Processo FAPESP: 05/58967-8 - Messiaen e almeida prado: um estudo de analise musical em duas pecas do periodo entre 1969 e 1973.
Beneficiário:Tadeu Moraes Taffarello
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado