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Ensino-aprendizagem da dança flamenca à luz da psicanálise

Texto completo
Autor(es):
Cristina Santaella Braga
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Cássia Navas Alves de Castro; Graziela Rodrigues; Leda Tenório da Motta
Orientador: Cássia Navas Alves de Castro
Resumo

Este trabalho visa entender o corpo que dança sob uma ótica psicanalítica à luz dos conceitos de representação psíquica corporal e de transferência no contexto de ensino-aprendizagem da dança flamenca. A construção da imagem corporal e as mudanças na posição subjetiva do sujeito parecem-nos fundamentais na dança. Portanto, será investigado como a imagem corporal, enquanto representação psíquica, e os conceitos de transferência contra transferência são entendidos sob a ótica estritamente psicanalítica. Então, esses conceitos serão reoperacionalizados de modo a evidenciar sua importância no contexto do ensino-aprendizagem da dança. Como a proposta do projeto é pensar a intersecção com a psicanálise e o ensino da dança como metodologia de trabalho em construção, a discussão do sentido do movimento na dança também foi incorporada ao trabalho. As reflexões teóricas estão embasadas nas situações concretas de sala de aula em um laboratório do corpo que foi realizado com a participação devidamente autorizada de oito a dez voluntários-aprendizes. As aulas foram ministradas duas vezes por semana, durante 22 meses, incluindo ensaios e apresentações em espetáculos. Para as leituras dos movimentos e suas interpretações de cunho psicanalítico, foram instaladas câmeras de vídeo na sala de que resultaram filmes que permitiram a observação atenta e acurada das situações de ensino-aprendizagem. Como garantia da qualidade da observação dos movimentos da dança foi realizado um estudo semiótico da linguagem não-verbal característica da dança, no caso, da dança flamenca. Desse estudo resultaram categorias de análise dos movimentos corporais e faciais que foram aplicadas no decorrer da pesquisa. A reoperacionalização dos conceitos psicanalíticos caminhou, no decorrer dos capítulos,pari passu com os dados obtidos pelo trabalho laboratorial. Destes foram sendo colhidos exemplos comentados de situações concretas de ensino e aprendizagem que foram vivenciadas e que, ao longo dos capítulos, ilustram e dialogam com os conceitos teóricos (AU)

Processo FAPESP: 08/51108-8 - Ensino aprendizagem da danca flamenca a luz da psicanalise.
Beneficiário:Cristina Santaella Braga da Hora
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado