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Interpretação em Henrique Oswald: transformações entre o Allegro Agitato da sonata op. 21 e a Sonata-Fantasia op. 44 para violoncelo e piano

Texto completo
Autor(es):
Lucia Cervini
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Mauricy Matos Martin
Orientador: Mauricy Matos Martin
Resumo

Esta pesquisa de mestrado teve como objetivos analisar aspectos que caracterizaram transformações entre o Allegro Agitato da Sonata op. 21 (1898) e a Sonata-Fantasia op. 44 (1916) para violoncelo e piano de Henrique Oswald, para concluir sobre a interpretação dessas obras e sobre elementos da composição de Henrique Oswald. Este trabalho se justifica pela necessidade de estudar a obra de compositores brasileiros, analisar seus elementos composicionais e fornecer subsídios para a interpretação. Na metodologia foram abordados: leitura de bibliografia sobre história da música; análise motívica, harmônica e estrutural da obra; tratamento dado a cada instrumento e direcionamento para a interpretação. Em anexo, constam: lista de discografia; lista de obras editadas e manuscritas; entrevista com Luli Oswald, neta do compositor; partitura das obras e CD contendo a gravação das Sonatas. Este estudo procura contribuir para pesquisa sobre análise e interpretação musical assim como divulgar a obra de compositores brasileiros (AU)

Processo FAPESP: 98/15668-5 - O processo de transformação na composição de Henrique Oswald: sonatas para violoncelo e piano Op. 21 e Op. 44
Beneficiário:Lucia Cervini
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado