Busca avançada
Ano de início
Entree


Diarréia neonatal: desenvolvimento e avaliação de um método de 'Elisa' para a detecção de rotavírus a partir de material fecal.

Texto completo
Autor(es):
Fábio Gregori
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Jose Antonio Jerez; Rosa Maria Piatti; Leonardo Jose Richtzenhain
Orientador: Jose Antonio Jerez
Resumo

Rotavírus têm sido identificados mundialmente como o mais importante agente etiológico de diarréias agudas não-bacterianas em animais jovens de várias espécies, incluindo a humana. Foi desenvolvido e avaliado um método de ELISA tipo “duplo-sanduíche" para a detecção de rotavírus a partir de material fecal. Para tanto, a amostra NCDV de rotavírus do grupo A foi propagada em cultivo celular com células MA-104. O vírus foi concentrado por ultracentrifugação e inoculado em coelhos e carneiros. Em seguida, as frações IgG, oriundas de amostras de soro dos animais, foram purificadas por cromatografia de troca iônica e absorvidas com soro total de ambas espécies animais, utilizando-se polímero de glutaraldeído, de modo a eliminar reações inespecíficas. A presença do rotavírus foi detectada pela IgG de carneiros e revelada pela IgG de coelho, usando como conjugado IgG de cabra anti-IgG de coelho conjugada à peroxidase. Os valores de diluição dos componentes do ELISA e o valor do ponto-de-corte foram definidos usando-se 26 amostras fecais (13 positivas e 13 negativas) de leitões, tendo como prova padrão a eletroforese em gel de poliacrilamida (PAGE). Aplicado a um painel constituído de 86 amostras fecais diarréicas de leitões, os resultados do ELISA foram: 100% de sensibilidade; 98,79% de especificidade, com uma concordância de 98,83%. A variância entre 86 repetições da mesma amostra foram 0,001 (para a amostra positiva) e 0,0002 (para a amostra negativa). Estes resultados demonstram que este ELISA é um teste sensível e específico para o diagnóstico de rotavírus a partir de material fecal. (AU)

Processo FAPESP: 97/00660-6 - Diarreia neonatal: desenvolvimento e avaliação de um método de ELISA para a detecção de rotavírus a partir de material fecal
Beneficiário:Fábio Gregori
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado