Busca avançada
Ano de início
Entree


Desenvolvimento de um meio semi-seletivo para detecção de Acidovorax avenae subsp. citrulli em sementes de melão (Cucumis melo L.)

Texto completo
Autor(es):
Vanessa Cristina Frare
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Piracicaba.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Jose Otavio Machado Menten; Reinaldo Montrazi Barata; Hiroshi Kimati
Orientador: Jose Otavio Machado Menten
Resumo

Um dos principais fatores limitantes da produção do melão é a ocorrência de doenças. Entre os patógenos mais importantes estão as bactérias, que causam perdas significativas na produção. Causada pela bactéria Acidovorax avenae subsp. citrulli (Aac), a mancha-aquosa-do-melão, também conhecida como mancha-bacteriana-dofruto, é uma doença grave, que tem preocupado produtores do nordeste, sendo que todos os tipos de melão apresentam suscetibilidade ao patógeno. A principal fonte de inóculo para esta bactéria é a semente infectada. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um meio semi-seletivo para detecção e identificação de Acidovorax avenae subsp. citrulli em sementes de melão, para testes de rotina em laboratórios de patologia de sementes. Por meio de testes de fungitoxicidade, antibiogramas qualitativos e quantitativos e testes bioquímicos foi desenvolvido o seguinte meio semiseletivo para a detecção de Aac em sementes de melão: dextrose (5 g/L), NaCl (5 g/L), peptona (5 g/L), KH2PO4 (2 g/L), MgSO4.7H2O (0,2 g/L), vermelho de fenol (0,012 g/L), uréia (25 g/L), agar (17 g/L), benomil (100 mg/L), nistatina (200 mg/L) e amoxicilina (15 mg/L). (AU)

Processo FAPESP: 03/02746-8 - Deteccao e quantificacao de acidovorax avenae subsp. citrulli em sementes de melao em meio semi-seletivo.
Beneficiário:Vanessa Cristina Frare
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado