Busca avançada
Ano de início
Entree


Biologia populacional e dieta de Stellifer rastrifer (Jordan, 1889) S. stellifer (Bloch, 1790) e S. brasiliensis (Schultz, 1945) (Perciformes, Sciaenidae) na Enseada de Caraguatabuba (SP)

Texto completo
Autor(es):
Maira Pombo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico
Data de defesa:
Membros da banca:
Alexander Turra; Paulo de Tarso da Cunha Chaves; Lucy Satiko Hashimoto Soares
Orientador: Alexander Turra
Resumo

A fim de colaborar com o conhecimento dos vários aspectos das diferentes populações e suas interações para o manejo e conservação dos recursos naturais, foram analisadas a dinâmica populacional e a dieta de três espécies do gênero Stellifer (Sciaenidae), coletadas de agosto de 2003 a outubro de 2004 em áreas rasas da Enseada de Caraguatatuba, com influência mínima dos rios e estuários da região. Os indivíduos de Stellifer rastrifer (n=3183), S. brasiliensis (n=357) e S. stellifer (n=116) concentraram-se em geral na porção sul da enseada e houve diferença entre o tamanho das três espécies (S. rastrifer > S. stellifer > S. brasiliensis), que apresentaram um padrão de variação do comprimento ao longo do tempo bastante semelhante. Todas se mostraram essencialmente carcinófagas, com variação sazonal dos itens alimentares e alta sobreposição alimentar entre elas. Stellifer rastrifer permitiu uma análise de aspectos reprodutivos e de crescimento. A quantidade de fêmeas com gônadas em maturação e maduras foi muito pequena, bem como os valores do índice gonadossomático foram baixos indicando que a área não seja usada para desova. Os valores estimados para os parâmetros de crescimento (L?=20,9, K=0,37 e Z=2,81) indicam que haja uma segregação espacial entre jovens e adultos e que a taxa de mortalidade encontrada deva incluir em sua composição uma elevada taxa de migração dos jovens para áreas mais profundas, onde se supõe que completem seu desenvolvimento. (AU)

Processo FAPESP: 07/56738-7 - Biologia populacional e dieta de Stellifer rastrifer (Jordan, 1889), S. stellifer (Bloch, 1790) e S. brasiliensis (Schultz, 1945) (Perciformes, Sciaenidae) na Enseada de Caraguatatuba, SP
Beneficiário:Maíra Pombo
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado