Busca avançada
Ano de início
Entree


Comparação cefalométrica da estabildiade do tratamento da má oclusão de Classe II realizado sem e com a extração de dois pré-molares superiores

Texto completo
Autor(es):
Janine Della Valle Araki
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Bauru.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Guilherme dos Reis Pereira Janson; Jorge Abrao; Renato Rodrigues de Almeida
Orientador: Guilherme dos Reis Pereira Janson
Resumo

Este estudo teve como objetivo comparar a estabilidade das relações dentárias corrigidas e a influência de variáveis cefalométricas dentoalveolares e esqueléticas na estabilidade de dois grupos de pacientes com má oclusão de Classe II completa, tratados sem extração e com extrações de dois pré-molares superiores. Cada grupo foi composto por 30 pacientes, com características compatíveis no início do tratamento, cujas telerradiografias laterais dos estágios pré-tratamento, pós-tratamento e de observação foram avaliadas. O tempo médio de observação pós-tratamento foi de 8,2 anos. Para a comparação intergrupos das variáveis cefalométricas nos três estágios de avaliação, assim como das alterações do tratamento e pós-tratamento foi aplicado o teste t de Student. Os resultados apontaram que não houve diferença intergrupos significante entre as relações dentárias no estágio de observação e que as alterações pós-tratamento se apresentaram proporcionais às alterações do tratamento. Além disso, as variáveis cefalométricas estudadas não influenciaram a estabilidade das correções dentárias. (AU)

Processo FAPESP: 04/13133-0 - Comparacao cefalometrica da estabilidade do tratamento da ma oclusao de classe ii realizado sem extracao dentaria, com a terapeutica utilizando a extracao de dois pre-molares superiores.
Beneficiário:Janine Della Valle Araki
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado