Busca avançada
Ano de início
Entree


Caracterização hidrossedimentológica das correntes de maré e do transporte de sedimentos associado à Área Portuária do Maranhão.

Texto completo
Autor(es):
Patrícia Dalsoglio Garcia
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Paolo Alfredini; Belmiro Mendes de Castro Filho; Luiz Bruner de Miranda; Carlos Lloret Ramos; Eduardo Ayres Yassuda
Orientador: Paolo Alfredini
Resumo

A Área Portuária do Maranhão constitui-se no segundo maior complexo portuário da América Latina e um dos maiores do mundo em termos de movimentação de carga, com mais de 85 milhões de toneladas movimentadas em 2006, isto é mais de 15% da movimentação portuária anual do país. Tendo em vista a grande quantidade de informações disponíveis da região de estudo, o principal objetivo deste trabalho é caracterizar amplamente a circulação de correntes de maré e o transporte de sedimentos associado na área portuária do Maranhão através de modelação numérica com utilização do software MIKE 21 - módulos HD e ST. Os resultados obtidos no modelo hidrodinâmico permitiram verificar a eficiência do modelo em representar as características recirculatórias na área do PDM. De forma similar, o modelo de transporte de areia representou com fidelidade a evolução dos fundos e as taxas de sedimentação da área de estudo. Por fim, ressalta-se a importância de um trabalho como este em âmbito nacional, posto que é singular o acompanhamento detalhado da implantação de um grande complexo portuário, contribuindo para a redução do empirismo adotado nos projetos e operações portuárias. (AU)

Processo FAPESP: 04/14720-6 - Caracterização hidrossedimentológica das correntes de maré e do transporte de sedimentos associado na área portuária do Maranhão
Beneficiário:Patrícia Dalsoglio Garcia
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto