Busca avançada
Ano de início
Entree


Relações filogenéticas das espécies do gênero Rineloricaria Bleeker, 1862 (Siluriformes, Loricariidae, Loricariinae)

Texto completo
Autor(es):
Ilana Fichberg
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Mario Cesar Cardoso de Pinna; Heraldo Antonio Britski; Marcelo Ribeiro de Britto; Roberto Esser dos Reis; Mónica Sonia Rodriguez
Orientador: Mario Cesar Cardoso de Pinna
Resumo

As espécies do gênero Rineloricaria são representantes típicos da subfamília Loricariinae, família Loricariidae, tradicionalmente caracterizada pela presença de odontódios recobrindo o corpo, corpo fortemente deprimido e ausência de nadadeira adiposa. Rineloricaria compreende 65 espécies nominais, sendo o gênero mais rico em espécies na subfamília Loricariinae. Estudos filogenéticos prévios sobre Loricariidae não concordaram sobre a hipótese de monofiletismo e posicionamento filogenético de Rineloricaria entre outros Loricariinae. Os objetivos deste trabalho foram testar o monofiletismo do gênero e determinar seu posicionamento entre outros Loricariinae. Um estudo filogenético incluindo 36 espécies de Rineloricaria e 181 caracteres foi realizado utilizando parcimônia estrita. Os principais dados para análise foram derivados de morfologia esquelética e morfologia externa. O grupo externo incluiu uma quantidade representativa de gêneros considerados proximamente relacionados à Rineloricaria, sendo Neoplecostomus microps o táxon mais externo e ponto de enraizamento. Os resultados indicaram que Rineloricaria é monofilético e grupo-irmão dos outros Loricariinae. Doze sinapomorfias sustentam o monofiletismo de Rineloricaria. Dentre estas, uma sinapomorfia exclusiva é um processo dorso-mesial bem desenvolvido no quarto osso faringobranquial. Outras sinapomorfias não exclusivas para o gênero são: uma grande placa pré-anal trapezoidal circundada por três placas poligonais e caracteres específicos de dimorfismo sexual. (AU)

Processo FAPESP: 04/01839-5 - Relacoes filogeneticas das especies do genero rineloricaria bleeker, 1862 (siluriformes, loricariidae, loricariinae).
Beneficiário:Ilana Fichberg
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado