Busca avançada
Ano de início
Entree


Abordagem computacional e psicofísica da alocação atencional e tomada de decisão.

Texto completo
Autor(es):
Carolina Feher da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcus Vinicius Chrysostomo Baldo; Nestor Felipe Caticha Alfonso; Peter Maurice Erna Claessens; Ronald Dennis Paul Kenneth Clive Ranvaud; Gilberto Fernando Xavier
Orientador: Marcus Vinicius Chrysostomo Baldo
Resumo

O processo evolutivo deixa vieses no sistema nervoso de forma a optimizar nossas capacidades cognitivas para o ambiente em que evoluímos. Nosso objetivo é criar modelos de vida artificial nos quais a atenção seletiva, a tomada de decisão em sequências binárias e o tempo de reação ao aparecimento abrupto de um alvo precedido por pista emerjam como consequência da evolução. Em nossos experimentos, a atenção seletiva enviesava o processamento de estímulos de forma a dar prioridade aos mais relevantes quando eles tinham relevâncias diferentes. Nossos experimentos de tomada de decisão apóiam a teoria de que o pareamento de probabilidades, estratégia adotada por seres humanos neste tipo de experimento, é consequência da busca de padrões, que decorre da importância que isto teve durante a evolução humana. No estudo do tempo de reação, o comportamento observado em seres humanos só pôde ser modelado em populações de animais artificiais quando existia ruído e eles tinham que selecionar uma ação apropriada entre duas possíveis. (AU)

Processo FAPESP: 06/04505-6 - Emergencia de um modelo de atencao seletiva em simulacoes de vida artificial como resultado da evolucao e sua analisepela adaptacao de metodos psicofisicos.
Beneficiário:Carolina Feher da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado