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O processo de escolarização da viola caipira: novos violeiros inventano modas e identidades

Texto completo
Autor(es):
Saulo Sandro Alves Dias
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Valdir Heitor Barzotto; Claudemir Belintane; Maurilane de Souza Biccas; Sônia Tereza da Silva Ribeiro; José Roberto Zan
Orientador: Valdir Heitor Barzotto
Resumo

Este trabalho estuda o processo de escolarização da viola caipira. Considerando que se trata de um processo que vem se constituindo nas últimas décadas na região centro-sul do Brasil, analisa suas dimensões e implicações em relação ao instrumento, bem como em relação aos tocadores e às representações identitárias que se formaram ao longo do século XX. A tese a ser desenvolvida é a de que a formalização de práticas musicais e a sistematização de técnicas de execução do instrumento junto a diversas instâncias de consagração têm contribuído para forjar as identidades culturais de ambos, viola caipira e violeiro. Nesse sentido, afirma-se que, no âmbito de instituições provedoras de cultura e instituições escolares, está sendo gerada o que se pode considerar a técnica moderna de viola caipira. Por outro lado, mostra-se que esse processo tem se dado em função das ações socioculturais de novos violeiros, cuja formação teórico-musical é sistematizada na academia ou fora dela, por meio de processos híbridos que envolvem, especialmente, a técnica de viola caipira da tradição oral e de outros instrumentos. (AU)

Processo FAPESP: 06/55686-0 - A processo de escolarização da viola caipira: novos violeiros (in)ventano modas e identidades
Beneficiário:Saulo Sandro Alves Dias
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado