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Remuneração variável para professores: revisão da literatura e desdobramentos no estado de São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Nathalia Cassettari
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Romualdo Luiz Portela de Oliveira; Ocimar Munhoz Alavarse; Bernardete Angelina Gatti
Orientador: Romualdo Luiz Portela de Oliveira
Resumo

O presente trabalho pretende contribuir com o debate sobre a remuneração por desempenho para professores da educação básica, buscando apreender, a partir da análise da bibliografia sobre o tema, se estas propostas podem ser consideradas uma boa estratégia para que os sistemas educacionais brasileiros alcancem uma educação de melhor qualidade. O trabalho parte de uma caracterização dos profissionais da educação no Brasil, por meio de um breve histórico da profissão docente e da análise da atratividade, retenção e formação dos professores. A seguir, são descritas as origens e características comuns dos programas de remuneração por desempenho, bem como as peculiaridades de seus principais modelos. Algumas propostas de remuneração por desempenho em discussão ou em vigência no Brasil (em nível federal e estadual) foram selecionadas para ilustrar dois destes modelos, com destaque às políticas adotadas pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. (AU)

Processo FAPESP: 08/51819-1 - Pagamento por performance na educacao basica: uma revisao da literatura.
Beneficiário:Nathalia Cassettari
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado