Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo teórico sobre corantes catiônicos e possíveis modelos que expliquem a interação com a argila do tipo montmorilonita.

Texto completo
Autor(es):
Paula Homem de Mello
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC/BT)
Data de defesa:
Membros da banca:
Alberico Borges Ferreira da Silva; Kaline Rabelo Coutinho; Fergus Gessner; Nelson Henrique Morgon; Munir Salomão Skaf
Orientador: Alberico Borges Ferreira da Silva
Resumo

Neste trabalho, são utilizados diversos métodos de química teórica para estudar as propriedades eletrônicas e o espectro de absorção de seis corantes catiônicos: laranja de acridina (LA), proflavina (PF), safranina (SF), vermelho neutro (VN), azul de metileno (AM) e tionina (TN). Inicialmente é realizado um estudo para verificar a influência do solvente na geometria e no espectro desses corantes utilizando diversos métodos de química quântica, o método de solvatação contínuo IEFPCM e a simulação de Monte Carlo (MC). A seguir são estudados a diprotonação, a dimerização e alguns modelos para a argila do tipo montmorilonita e para a interação desta com os corantes, fenômenos esses que explicam a metacromasia observada experimentalmente. (AU)

Processo FAPESP: 01/14470-1 - Estudo teórico sobre possíveis modelos que expliquem a interação de corantes catiônicos e argila do tipo montmorilonita
Beneficiário:Paula Homem-de-Mello
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado