Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo dos compostos intercalados Lix MoS2 e Lix(POE)y MoS2 utilizando-se espectroscopia de alta resolução e relaxação em sólidos por RMN

Texto completo
Autor(es):
Fábio Becker Guedes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos
Data de defesa:
Membros da banca:
Tito Jose Bonagamba; Roberto Mendonça Faria; Guillermo Antonio Gonzalez Moraga
Orientador: Tito Jose Bonagamba
Resumo

Compostos intercalados de lítio sac considerados materiais apropriados para eletrodos de baterias recarregáveis de lítio. O conhecimento das taxas de difusão, assim como os mecanismos relacionados com a mobilidade dos íons nos espaços interlaminares são portanto pertinentes para a caracterização das propriedades deste tipo de compostos. Investigações por ressonância magnética nuclear tem um papel ativo no estudo do comportamento dinâmico e estrutural destes compostos de lítio sólidos. Por essa razão este trabalho e baseado nos espectros de RMN obtidos entre 150K e 400K em um campo de 2T. As larguras de linha do 1H e do Li+ foram medidas a partir da transformada de Fourier dos FIDs resultantes da excitação da amostra por um pulse &#960/2. O desacoplamento de 1H foi utilizado, quando necessário, para excluir a contribuição dipolar magnética a destes núcleos a largura de linha do 7Li. Os tempos de relaxação spin-rede para os núcleos 7Li e 1H foram obtidos utilizando-se o método de inversão-recuperação. A partir destas medidas, diversos parâmetros dinâmicos e estruturais destes compostos foram encontrados como: energias de ativação, tempos de correlação e coeficientes de difusão dos íons lítio. (AU)

Processo FAPESP: 96/01177-4 - Estudo de compostos intercalados utilizando-se espectroscopia de alta resolucao e relaxacao por ressonancia magnetica nuclear (rmn).
Beneficiário:Fabio Becker Guedes
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado