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Através do espelho: a constituição da pintura inicial de Andy Warhol (1956-1968)

Texto completo
Autor(es):
Tiago dos Santos Mesquita
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Lorenzo Mammi; Rodrigo Figueira Naves; Alberto de Almeida Prado Tassinari
Orientador: Lorenzo Mammi
Resumo

Na década de60, Andy Warhol começou a trabalhar com as técnicas da serigrafia. Copiava imagens gráficas e fotográficas e as transferia diretamente para a tela. O artista abandonou os modos mais tradicionais de pintura e passou a trabalhar com a apropriação de imagens reproduzidas em série nos cartazes, fotografias, embalagens e no cinema. O uso destes clichês gráficos causou controvérsia. Uma série de discussões tentava entender a escolha do artista a partir de interlocuções dele com a obra de outros criadores e como uma interpretação de fatos da realidade social. A partir destas análises, este trabalho busca construir uma interpretação alternativa que entenda as razões para a modificação de procedimentos e linguagens na obra de Andy Warhol e o seu impacto na produção do século XX. (AU)

Processo FAPESP: 06/53333-3 - A constituição da pintura de Andy Warhol (1952-1968)
Beneficiário:Tiago dos Santos Mesquita
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado